Após título, técnico da Seleção Sub-15 elogia jogadores
São vários os fatores que dão a certeza de que o título deste Sul-Americano Sub-15, conquistado neste domingo (6) na Colômbia, foi resultado de um trabalho realizado em conjunto. Desde o processo de montagem do grupo de jogadores, passando pela entrega dos profissionais durante a competição e participação dos jogadores em campo.
Iniciado neste ano, o projeto da CBF de ter observadores técnicos de olho nos jogadores Brasil afora foi um dos responsáveis pela montagem deste elenco da Seleção Sub-15. Com uma nova ferramenta de banco de dados, eles municiaram o técnico Guilherme Dalla Déa de informações sobre os mais diversos jogadores. Desta maneira, a convocação, em sua grande maioria, foi feita baseada nestes dados e análises de profissionais gabaritados.
Daí em diante, com o grupo reunido, foram 29 dias de trabalho no total, entre preparação e competição. Durante todo este período, nada de contusões, jogadores sem condição de treinamento ou problemas de relacionamento. A tranquilidade para trabalhar foi tanta, que o técnico Guilherme Dalla Déa fazia questão de exaltar a delegação em todas as entrevistas deste período.
“Tem um pessoal trabalhando aqui, que não aparece tanto, mas que é essencial para que tudo dê certo. É impressionante. Não fiquei sem nenhum jogador, pude planejar os treinos e as escalações com todo mundo à disposição. Isso que faz a diferença”, disse.
Para completar e ilustrar de vez o conjunto campeão, esta Seleção apresentou uma característica diferente e ousada durante a competição. Na primeira fase, todos os 22 jogadores foram titulares em pelo menos uma das quatro partidas. Resultado? Cem por cento de aproveitamento com direito a duas goleadas.
“Chegamos a fase final com a certeza de que todos os jogadores aguentavam a pressão de vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma competição oficial, o que não é fácil para um menino de 15 anos. Claro que tem um jogador que está num momento melhor do que o outro, mas eu tinha 22 jogadores nos quais eu confiava”, analisou o treinador.
Saiba quem foram todos os integrantes da delegação; confira abaixo a relação dos campeões.
Coordenador das categorias de base – Erasmo Damiani
Técnico – Guilherme Dalla Déa
Supervisor – Pedro Moreira
Auxiliar técnico – Rafael Alan
Preparador físico – Rodrigo Saar
Preparador de goleiros – Fabio Antunes
Médico – Fabrício Bertolini
Fisioterapeutas – Bruno Leite e Fabiano Paes
Fisiologista – Rodrigo Morandi
Administrador – Gustavo Cupertino
Roupeiro – Fábio Silva
Goleiros
André Luiz – Botafogo
Arthur Gazze – São Paulo
Gabriel Brazão – Cruzeiro
Laterais
Hélio Júnior – Atlético Mineiro
Wesley – Flamengo
Kazu – Coritiba
Zagueiros
Edu – Cruzeiro
Vítão – Palmeiras
Clayton – Santos
Patrick Souza – Flamengo
Meias
Denilson – Fluminense
Mateus Cardoso – Grêmio
Vitinho – Corinthians
Iago Oliveira – São Paulo
Victor Yan – Santos
Wandrew Silva – Atlético Mineiro
Alan Souza – Palmeiras
Atacantes
Lincoln Corrêa – Flamengo
Vinícius – Flamengo
Vinícius Henrique – Cruzeiro
Samuel – Nova Iguaçu
Paulinho – Vasco