Com 44 atletas, Cruzeiro retoma treinos do sub-20; clube pode sofrer com contratos irregulares

Após realizar testes de COVID-19, o elenco sub-20 do Cruzeiro retomou os treinamentos nessa quinta (21) visando a temporada de 2021. Com 44 atletas na lista, o clube terá nova comissão técnica e pode enfrentar problemas quanto aos contratos de alguns jovens.

Cruzeiro iniciou preparação para temporada de 2021. Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro

Paulo Ricardo assumiu o comando do time após a campanha ruim no Brasileirão Sub-20 de 2020, sob o comando  de Gilberto Fonseca. O time terminou a competição na 19ª posição, com 17 pontos.

Para 201, o clube decidiu manter todos os atletas que expiraram a idade para a categoria sub-17, a fim de possibilitar a observação da nova comissão. Apesar disso, o clube ainda enfrenta dificuldades no registro de jogadores.

Alguns jovens já contratados e outros que podem chegar à Toca da Raposa I ainda não podem ser inscritos devido à punição da FIFA, que impede o clube de contratar atletas. O Cruzeiro tem uma dívida com o PSTC, do Paraná, pelos direitos do zagueiro Bruno Viana.

Outra dificuldade que ainda pode assolar o clube são contratos irregulares. Segundo o UOL, vários atletas da base celeste assinaram vínculos com período de duração maior que três anos enquanto eram menores de idade. Esse modelo de negócio não é reconhecido pela FIFA.

Entre os atletas nessa situação, estão o goleiro Rodrigo Bazílio, os zagueiros Weverton e Alisson, o lateral-direito Danilo, o lateral-esquerdo Kaiki, o volante Ageu, o meia Vitinho, emprestado ao Palmeiras, e o atacante Stênio – que já defende o time principal.

Segundo o artigo 18.2 do regulamento de transferências da FIFA, “o prazo mínimo de um contrato deve ser a partir de sua data efetiva até o fim da temporada, enquanto o prazo máximo de um contrato deverá ser de cinco anos. Contratos com quaisquer outros prazos só serão permitidos de acordo com leis nacionais. Jogadores com menos de 18 anos de idade não poderão assinar um contrato profissional por um período maior do que três anos. Qualquer cláusula que se refira a um período maior não deve ser reconhecida”.

Apesar disso, a CBF reconhece os vínculos longos com menores de idade. No entanto, em caso de litígio, a entidade deixa a cargo do órgão máximo do futebol a decisão. Isso faz com que, em caso de propostas do exterior, o atleta possa deixar o clube sem custos, como aconteceu com Lucas Fasson, que trocou o São Paulo pelo La Serena, do Chile, no ano passado. Seu vínculo tinha validade de quatro anos e foi assinado quando ele ainda era menor de idade.

Confira a lista dos jogadores

Goleiros: Denivys, Ezequiel, Maicon e Rodrigo Bazílio

Laterais: Danilo, Pedro Rinaldi, Harinson e Kaiki

Zagueiros: Alysson, Carlos, César, Enzo, Geovane, Guilherme Matos, João Vitor, José Gabriel, Matheus Dário, Matheus Soares, Pedro Nardoci e Weverton

Volantes: Ageu, Gabriel, Guilherme Liberato, Henrique, Júlio, Marcos Vinícius e Riquelmy

Meias: Alejandro, Álvaro, Diego, Diego Cunha, Kelvyn, Marco Júnior e Marcos Silva

Atacantes: Alex Matos, Cássio, Felipe, Guilherme Pires, Igor Gabriel, Lárcial, Riquelme, Riquelmo, Samuel e Wesley

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...