O técnico André Jardine pediu a colaboração dos clubes para liberarem seus atletas para a seleção brasileira sub-20, convocada na última terça (06) para um período de treinos e amistosos. A equipe retoma a preparação para o Sul-Americano da Colômbia, previsto para fevereiro de 2021.
Em entrevista coletiva nessa quara (07), o treinador afirmou que pretende contar com os atletas que já atuam entre os profissionais de suas equipes e, para isso, espera a liberação, já que os clubes não são obrigados a ceder atletas fora da Data FIFA.
“O recado que queremos dar é que precisamos da participação de todos, da conscientização dos clubes. Se cada um pensar somente em si, não formamos uma seleção à altura do Brasil. Temos consciência que os jogadores querem vir e os próprios clubes se beneficiam disso, pois mostra o trabalho feito na base deles. A convocação é um carimbo de trabalho bem feito, especialmente quando a gente vence”, disse.
A seleção ficará concentrada em Itu, interior de São Paulo, entre os dias 21 e 31 de outubro. A equipe fará dois jogos-treino: no dia 28, às 16h, diante do time sub-23 do Corinthians; e no dia 31, às 10h, contra os profissionais do Ituano. Ambos os duelos serão disputados no Estádio Novelli Júnior. Jardine destacou que a montagem da equipe conta com atletas da base e que já atuam no profissional.
“A montagem da lista foi corrida porque o Campeonato Brasileiro Sub-20 recém-começou, foram quatro rodadas, e a gente tinha expectativa de ver vários jogadores atuando. Nos dividimos para assistir praticamente todos os jogos in loco para mapear o que vinha surgindo de jogadores na base, inclusive aqueles que já tinham sido convocados. A maioria (dos convocados) já está em suas equipes profissionais, o Brasil está acelerando cada vez mais cedo esse processo. Para seguir à risca a ideia de ter a seleção sub-20 forte, tem que convocar os melhores, e a grande maioria já esta integrando os elencos profissionais, alguns jogando, outros entrando no segundo tempo, mas logicamente estão um estágio acima dos que ainda estão na base”, explicou.
A seleção busca voltar ao Mundial sub-20 após ficar fora de três das últimas quatro edições. Em 2015, em sua última participação, o Brasil foi vice-campeão, perdendo a final para a Sérvia. No último Sul-Americano, a seleção ficou na quinta posição no quadrangular final, campanha que gerou a demissão de Carlos Amadeu e a chegada de André Jardine. O treinador afirmou que o objetivo é recolocar o Brasil no caminho das conquistas.
“É importante os clubes serem parceiros da CBF nesse objetivo de resgatar a Seleção sub-20. O Brasil vem tendo fracassos, queremos dar um basta nisso e contar com a ajuda de todos para montar uma Seleção forte para devolver o Brasil no Mundial sub-20 e, na frente, pensar em brigar por um título mundial”, ressaltou.
O Brasil disputará o Sul-Americano sub-20 entre os dias 2 e 27 de fevereiro de 2021, na Colômbia. As quatro melhores equipes garantem vaga no Mundial da Indonésia. Jardine ainda deve fazer mais uma convocação em novembro antes da lista final, prevista para dezembro.
CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS
Goleiros:
Leonardo Linck – Clube Athletico Paranaense
Lucão – C. R. Vasco da Gama
Matheus Donelli – S.C. Corinthians Paulista
Laterais:
Khellven – Clube Athletico Paranaense
Yan Couto – Girona F. C.
Ramon -C. R. Flamengo
Welington Damascena – São Paulo F.C
zagueiros:
Luan Freitas – Fluminense F.C
Luan Patrick – Clube Athletico Paranaense
Lucas Freitas – Real Valladolid C. F.
Morato – S.L. Benfica
Meias:
Bruno Gomes – C. R. Vasco da Gama
Danilo – S.E. Palmeiras
Diego Rosa – Grêmio F.B.P.A
Gustavo Mantuan – S.C. Corinthians Paulista
Maurício – Cruzeiro E.C.
Zanocelo – A.A. Ponte Preta
Atacantes:
Gabriel Veron – S.E. Palmeiras
Jajá – Clube Athletico Paranaense
Kaio Jorge – Santos F. C.
Luiz Henrique – Fluminense F.C.
Talles Magno – C. R. Vasco da Gama
Yuri Alberto – S.C. Internacional