Atual campeão, Flamengo busca regularidade para conquistar o bi do Brasileirão sub-20
Faltando 2 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a 20ª e última matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos que o atual campeão vem com novas promessas e o desafio da regularidade para buscar o bicampeonato: o Flamengo.
O líder do Ranking DaBase no Rio de Janeiro e quarto colocado nacional vem de um ano espetacular não só no futebol profissional, mas também na base – um indicativo do sucesso. Depois de uma grande reestruturação e algumas decepções, o Flamengo se tornou o time a ser batido no país e uma das potências nas categorias de base.
Os resultados em campo acompanham o processo de formação. Maior campeão carioca sub-20, o clube não tinha tantas campanhas de destaque em torneios nacionais. Até 2016, eram apenas dois títulos da Copa São Paulo, conquistados em 1990 e 2011.
Mas a partir do tricampeonato da Copinha, o clube embalou uma sequência positiva, ampliada pela chegada do técnico Maurício Souza, em 2017. Depois de bater na trave na Copa do Brasil, perdendo a final para o Atlético-MG nos pênaltis, o Rubro-Negro teve dois anos de conquistas.
O Flamengo foi campeão pela quarta vez da Copa São Paulo em 2018, vencer o Brasileirão e a Supercopa no ano passado e somou o bicampeonato do Carioca e do Torneio OPG, além de chegar às semifinais do Brasileiro em 2018 e da Copa do Brasil no ano passado.
Em 2020, a equipe sub-20 foi fundamental nas rodadas iniciais do Carioca profissional, já que o elenco principal ainda retornava de férias. Os garotos não fizeram feio: venceram duas partidas – sendo um clássico contra o Vasco – empataram um jogo e perderam outro.
Após a paralisação das atividades e o retorno do Carioca com duas vitórias, um empate e uma derrota, a equipe chega com o status de favorito ao Brasileirão e a manutenção de um trabalho a longo prazo, que vai para seu quarto ano. O maior desafio, para Maurício Souza, é manter a regularidade. O técnico ressaltou a necessidade de se adaptar a possíveis desfalques na campanha em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br.
“Creio que o principal desafio seja conseguir a regularidade de todo o grupo, fazer com que todos se sintam motivados e saber administrar bem os problemas que são peculiares da categoria, como superar uma possível perda de jogadores ao longo da competição, seja por lesão, suspensão ou convocação do profissional”
As mudanças forçadas já começarão na estreia da equipe, na quinta (24), às 15h30, diante do Internacional, fora de casa. Algumas das referências do grupo, o zagueiro Natan e os atacantes Guilherme Bala e Rodrigo Muniz foram chamados para defender o time principal no duelo desta terça (22), pela Libertadores, frente ao Barcelona, no Equador, após sete jogadores testarem positivo para a COVID-19.
Para lidar com as convocações do profissional e o calendário cheio, no qual o Flamengo disputará paralelamente as competições nacionais (Brasileiro e Copa do Brasil) e o estadual, o clube contará com duas equipes. Enquanto a mais experiente defende o título brasileiro, a mais jovem, da categoria sub-18, briga pelo tricampeonato carioca.
Os jovens recém-promovidos já deram mostras de que também podem colaborar com o sub-20. Além da goleada por 6 a 0 sobre o Volta Redonda na última rodada da Taça Guanabara, grande parte do elenco foi campeã brasileira sub-17 em 2019, firmando ainda mais o clube no cenário nacional de base.
Os títulos trouxeram também as revelações, como os campeões mundiais sub-17 com a seleção brasileira Gabriel Noga (zagueiro), Daniel Cabral (volante) e Lázaro (atacante). Eles tentam chegar ao nível de grandes promessas formadas recentemente, casos de Léo Duarte, Lucas Paquetá, Vinícius Júnior e Reinier. Para Maurício Souza, a nova geração, combinada com alguns campeões no sub-20 em 2019, tem tudo para fazer um grande campeonato.
“Teremos uma equipe dedicada, competitiva, com uma ideia clara de jogo e que sabe exatamente a responsabilidade que carrega por defender o título brasileiro”
“Veremos um time com mais jovens, é uma equipe nova que está sendo montada. Nossa expectativa é de desempenhar um grande papel na competição mais uma vez”, acrescentou.
MOMENTO
A equipe sub-20 rubro-negra foi uma das primeiras a retomar os treinos ainda nos primeiros das de agosto. A preparação antecipada visou a volta do Carioca, que teve apenas uma rodada disputada antes da pandemia. O time voltou a campo no dia 9 com vitória por 2 a 1 sobre o Nova Iguaçu, mas tropeçou na sequência: perdeu para o Fluminense na Gávea por 2 a 0 e empatou com o Portuguesa por 2 a 2. Após uma goleada por 6 a 0 diante do Volta Redonda, o Rubro-Negro vai embalado para a estreia no Brasileiro, na quinta (24), às 15h30, contra o Internacional, fora de casa.
DESTAQUES
O zagueiro Natan é um dos pilares defensivos do Flamengo. Titular da equipe sub-20 logo em seu primeiro ano na categoria, quando atuou em 51 jogos e marcou três gols, o jogador fez parte da sequência de títulos em 2019. Aos 19 anos, o jovem iniciou o ano no banco de reservas nos duelos do Carioca disputados pela equipe júnior e vem sendo titular na volta do Carioca. Para o início do Brasileiro, porém, ele será desfalque, já que o defensor foi convocado para integrar o elenco principal no Equador para a disputa da Libertadores após sete casos de COVID-19 no grupo.
Artilheiro promissor, Rodrigo Muniz é uma das garantias de bola na rede para o Flamengo. O atacante chegou ao clube em 2018 vindo do Desportivo Brasil e, no ano passado, marcou 25 gols em 54 jogos, sendo o artilheiro da Copa do Brasil com oito tentos. Neste ano, o jogador de 19 anos disputou as primeiras rodadas do Carioca, marcando gol na vitória por 3 a 2 contra o Volta Redonda, além de anotar quatro na Libertadores sub-20 e fazer mais dois contra o Friburguense, pelo Carioca. O jovem passou por uma cirurgia de apendicite e, antes da estreia do Brasileiro, também foi convocado para integrar o elenco principal no Equador para a disputa da Libertadores.
Lázaro se tornou herói em 2019. O atacante fez uma temporada marcante na categoria sub-17, marcando 23 gols em 24 jogos. Ele foi artilheiro do Brasileirão com 14 gols e chegou à seleção brasileira como reserva para o Mundial sub-17. O jovem havia entrado somente em um jogo até às semifinais, contra a França, quando marcou um dos gols da virada por 3 a 2 que garantiu o time na decisão. Na final, novamente saindo do banco, ele voltou a marcar o gol da virada e garantir o título. O jogador de 18 anos passou por uma cirurgia no fim do ano passado e ficou fora do Carioca . Quando voltou, integrou os treinos do time profissional. Seu retorno ao sub-20 para o Brasileirão também foi prejudicada por dores no púbis, mas quando recuperado, ele será uma das principais apostas da equipe.
CAMPEÕES MUNDIAIS SUB-17
Não foi apenas Lázaro que conquistou o Mundial sub-17 pela seleção brasileira. Campeões brasileiros da categoria pelo Flamengo, o zagueiro e capitão Gabriel Noga e o volante Daniel Cabral também estiveram no torneio – Cabral como titular, inclusive. No Rubro-Negro, no entanto, quem vem tendo mais espaço em seu primeiro ano no time sub-20 é Noga, titular na Libertadores e no Carioca e inscrito na torneio continental profissional. O volante, por sua vez, atuou como titular apenas na abertura do estadual, mas pode ser peça importante no longo calendário de 2020.
CRIAS DO NINHO
As crias do Ninho do Urubu têm em quem se espelhar. Nos últimos anos, o Flamengo produziu grandes promessas do futebol brasileiro, como Vinícius Júnior, Léo Duarte, Lucas Paquetá e, por último, Reinier. Hoje, no elenco profissional, alguns nomes vêm ganhando mais espaço, casos do lateral-direito Matheuzinho, do lateral-esquerdo Ramon e do volante Gomes, que já são relacionados para os duelos da Libertadores – apenas o volante ainda não estreou. O trio foi campeão brasileiro sub-20 em 2019 e tem a companhia de outros atletas já consolidados no elenco principal, como o goleiro Gabriel Batista, o zagueiro Thuler e o atacante Lincoln.
COMISSÃO TÉCNICA
Maurício Souza começou sua trajetória no futsal e passou dez anos entre a modalidade e o futebol de campo, na base do Botafogo. Ele chegou ao Flamengo em 2017 e, no ano seguinte, começou a acumular títulos, conquistando a Copa São Paulo. Após passagens como auxiliar e interino do time profissional e técnico em quatro jogos do Carioca neste ano, ele comandará a equipe sub-20 no Brasileirão ao lado da seguinte comissão técnica:
Auxiliar Técnico: Marcio Torres
Preparador Físico: Fabiano Medici
Treinador de Goleiros: Breno Borges
Massagista: Fernando Nascimento
Roupeiro: Carlão
CALENDÁRIO
O Flamengo é um dos clubes com mais compromissos nesta temporada. Além do Brasileirão, a equipe sub-20 disputará a Copa do Brasil, na qual estreia no dia 7 de outubro, contra o Jacyobá-AL, fora de casa, pela primeira fase. O clube também acumula o Carioca, que ocupará as mesmas datas dos torneios nacionais, obrigando o Flamengo a se dividir em dois grupos para manter a competitividade e defender os dois títulos.
Jogos do Flamengo no Brasileirão:
1ª rodada – 24/09, 15h30 – Internacional x Flamengo
2ª rodada – 27/09, 15h – Flamengo x América-MG
3ª rodada – 01/10, 19h15 – São Paulo x Flamengo
4ª rodada – 04/10, 15h – Grêmio x Flamengo
5ª rodada – 11/10, 15h – Flamengo x Athletico-PR
6ª rodada – 15/10, 15h – Flamengo x Sport
7ª rodada – 18/10, 15h – Goiás x Flamengo
8ª rodada – 25/10, 15h – Flamengo x Cruzeiro
9ª rodada – 02/11, 17h – Santos x Flamengo
10ª rodada – 04/11, 15h – Flamengo x Palmeiras
11ª rodada – 08/11 – Flamengo x Ceará
12ª rodada – 14/11 –Vasco x Flamengo
13ª rodada – 22/11 – Flamengo x Chapecoense
14ª rodada – 25/11 –Atlético-MG x Flamengo
15ª rodada – 29/11 –Flamengo x Botafogo
16ª rodada – 02/11 – Bahia x Flamengo
17ª rodada – 06/11 – Flamengo x Vitória
18ª rodada – 13/11 – Fluminense x Flamengo
19ª rodada – 20/11 – Flamengo x Corinthians