CBF planeja protocolo de volta às competições com envio de questionários aos clubes
Após divulgar o novo calendário das competições de base na semana passada, a CBF começou a planejar os protocolos específicos da volta dos campeonatos. A entidade vai enviar questionários aos clubes para recolher informações sobre as condições dos atletas.
Todos os testes das oito competições confirmadas serão custeados pela CBF em parceria com um hospital paulista. Independentemente dos protocolos adotados por cada equipe, todos os atletas e comissões técnicas terão que passar pelo mesmo processo de testagem do futebol profissional, com exames RT-PCR na véspera dos jogos.
Através de questionários com perguntas sobre as condições dos atletas, a entidade pretende recolher informações para organizar seu protocolo. Serão questões sobre a quarentena dos jovens, possíveis casos de COVID-19 na família e testes feitos previamente.
Outra preocupação será a moradia dos atletas. O questionário prevê perguntas sobre onde os atletas moram, se vivem em alojamento dos clubes ou em suas casas, com quantas pessoas e se dividem quarto ou não. Assim, será possível desenvolver medidas protetivas adequadas.
A CBF confirmou a realização das oito competições programadas para o ano de 2020. O primeiro torneio a ser disputado será o Brasileirão sub-20, que começa no dia 23 de setembro e termina apenas e fevereiro de 2021.
Além disso, serão disputados o Brasileirão sub-17, as Copas do Brasil sub-17 e sub-20, as Supercopas sub-17 e sub-20, o Brasileirão de Aspirantes e a Copa do Nordeste sub-20, bem como os torneios femininos: Brasileirão sub-16 e sub-18 e o Festival Sul-Americano sub-14.