Com primeiro tempo arrasador, Grêmio goleia Ceará e conquista Brasileirão de Aspirantes
O Grêmio conquistou de forma inédita o Brasileirão de Aspirantes. A equipe reverteu a vantagem do Ceará, de 2 a 1, do duelo de ida e, com um primeiro tempo fulminante, goleou por 4 a 1 na tarde desta quarta (27), na Arena Grêmio, em Porto Alegre.
Essa foi a primeira conquista tricolor na competição. A equipe havia sido vice-campeã em 2019, perdendo a decisão para o Internacional. A campanha vitoriosa somou dez vitórias, cinco empates e três derrotas, 42 gols marcados e 17 sofridos – um aproveitamento de 64,8%. Com doze gols, Elias foi o artilheiro da competição.
O jogo
Os donos da casa precisaram de um minuto para reverter a vantagem cearense. Em boa jogada pelo meio, Elias ajeitou para Bitello, que avançou livre pela esquerda e finalizou cruzado. Mas aos quatro, o Vozão respondeu com Hélio Borges, que recebeu pela direita, chutou e contou com um desvio para empatar.
Pouco depois, os gaúchos retomaram a vantagem no marcador. Wesley foi acionado por Pedro Lucas na direita, bateu cruzado e viu a bola ser desviada na trave. No rebote, Varela completou de cabeça e marcou.
O volume gremista continuou superior. Após Wesley perder boa chance chutando na rede pelo lado de fora ao completar cruzamento na área, o terceiro gol veio em nova jogada pela esquerda. Aos 31, Vini Paulista aproveitou erro na saída de bola, arrancou e chutou cruzado. O goleiro não segurou e Elias escorou para o fundo das redes.
Os visitantes até tentaram sair para o jogo em busca da reação, mas o Tricolor fez mais um aos 40. Em contragolpe fulminante, Pedro Lucas recebeu de Elias e tocou na saída do goleiro.
A etapa final caiu de ritmo. Em vantagem, o Grêmio administrou o placar e tentou sair em velocidade. Mesmo buscando mais o gol, o Alvinegro só ameaçou em arremates de longe, principalmente nos pés de Cristiano e Hélio Borges, que chegou a dar trabalho ao goleiro Felipe, mas sem levar perigo ao título gremista.