Confira como está a segunda fase do Espanhol Sub-19
A duas rodadas do fim, a segunda fase do Campeonato Espanhol Sub-19, oficialmente chamado de “División de Honor Juvenil”, tem muita indefinição em seis de seus sete grupos.
São 70 clubes que seguem na briga pelo título, porém em função do regulamento, que contabiliza os pontos conquistados anteriormente, na prática este número é bem menor. Agora na segunda fase os subgrupos da primeira se uniram e os dez clubes classificados disputam cinco rodadas, contra os que vieram do outro subgrupo, com a pontuação não sendo zerada. O primeiro colocado de cada e o melhor segundo passam à fase final. Com isso muitos já não têm mais chances de classificação.
No Grupo 1, o Sporting Gijón meteu 3 a 0 no Ural, em jogo atrasado, e chegou aos 46 pontos ganhos. O Deportivo La Coruña lidera com 50 e o Celta de Vigo tem 47. Quarto, com 45, o Racing Santander tem chances remotas. No dia 15 haverá dois confrontos diretos: Celta de Vigo x Sporting Gijón e Deportivo La Coruña x Racing Santander.
No Grupo 2, Osasuna e Athletic Bilbao dividem a ponta, com 51 pontos ganhos. Os demais já estão eliminados.
No Grupo 3, um dos mais equilibrados, o Espanyol lidera com 43 pontos ganhos, três a mais que Barcelona (um jogo a menos) e Gimnàstic. O Real Zaragoza (duas partidas a menos) está com 38 e o Girona, que venceu fora de casa o Sabadell, por 2 a 1, foi a 37 e ainda tem uma partida a menos.
No Grupo 4, o líder Málaga tem 62 pontos ganhos, cinco a mais que o vice-líder Sevilla, que jogou uma vez a menos. Os demais times saíram da briga pela classificação.
No Grupo 5, o líder Atlético de Madrid soma 56 pontos, três a mais que o vice-líder Real Madrid. O restante está eliminado.
No Grupo 6, o líder Las Palmas goleou o Juventud Laguna por 6 a 0, fora de casa, em partida atrasada da primeira rodada, e foi a 57 pontos, ficando oito à frente do vice-líder Tenerife e sendo o primeiro a se garantir na fase final.
No Grupo 7, o Villarreal lidera com 52 pontos ganhos, contra 49 do Valencia, 48 do Levante e 47 do Atlético Madrileño, esses dois com um jogo a menos.