Confira o Guia DaBase do Brasileirão de Aspirantes 2022

O torneio de base que mais se aproxima do futebol profissional vai começar! A sexta edição do Brasileirão de Aspirantes traz um novo formato e clubes das quatro divisões nacionais, que tentarão finalizar a formação de suas promessas com título.

16 clubes disputarão sexta edição do torneio. Foto: DaBase

Após quatro anos, a CBF decidiu alterar o formato da competição, alegando contenção de gastos. As mudanças provocaram atraso no início da disputa, que ganhou novas datas.

Primeira Fase: 300 de junho a 11 de agosto

Quartas de Final: 25 de agosto e 1º de setembro

Semifinais: 08 e 15 de setembro

Final: 25 de setembro

GRUPOS

Grupo A: Brasil de Pelotas, Grêmio, Paraná Clube e Vitória

Grupo B: Juventude, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e Vila Nova

Grupo C: Botafogo, Fluminense, Náutico e Sport

Grupo D: CSA, Cuiabá, Fortaleza e Paysandu

FORMATO

Esvaziado pelos principais clubes brasileiros, que não possuem a categoria sub-23 de forma fixa, o Brasileirão de Aspirantes conta com participantes alternativos. Dos 16 times que entram na disputa em 2022, somente cinco estão na Série A do Brasileirão, mesmo número de equipes que estão no Top 20 do Ranking de Clubes da CBF e disputam o Brasileirão nas categorias sun-17 e sub-20.

Para a sexta edição, a CBF adotou um novo formato. Os 16 clubes foram divididos em quatro grupos regionalizados com quatro times cada. Eles se enfrentam em turno e returno dentro de suas chaves e, ao fim das seis rodadas, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam ao mata-mata.

As quartas de final serão disputadas em cruzamentos do 1º A x 2º B, 1º B x 2º A, e assim por diante. Os duelos serão realizados em ida e volta, bem como as semifinais. Em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, os classificados serão definidos nos pênaltis.

Já a final será disputada em partida única, no dia 25 de setembro, com mando do clube de melhor campanha geral.

TABELA DA 1ª RODADA

Quinta (30)

15h: Brasil de Pelotas x Grêmio (Estádio Bento Freitas, Pelotas)

15h: Ponte Preta x Juventude (Estádio José Liberatti, Osasco)

15h: Náutico x Fluminense (Aflitos, Recife)

15h: Botafogo x Sport (Estádio Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro) 

15h: Paysandu x Fortaleza (Curuzu, Belém)

15h: CSA x Cuiabá (Estádio Universitário/UFAL, Maceió)

Sábado (02)

15h: Vila Nova x Red Bull Bragantino (Estádio OBA, Goiânia) 

Domingo (03)

15h: Vitória x Paraná Clube (Barradão, Salvador) 

HISTÓRICO

O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado em 2017, com apenas dez equipes e título para o Internacional, que bateu o Santos na decisão. No ano seguinte, já com o formato que vingou até 2021, o São Paulo venceu o Inter na final e ficou com a taça.

O Colorado conquistou o bicampeonato em 2019, ao derrotar o Grêmio na decisão. No ano passado, as surpresas tomaram conta da final, e o Ceará levou a melhor sobre o Vila Nova, ficando com o título. Já em 2021, o Grêmio foi campeão ao derrotar o então campeão Ceará na final.

2017: Internacional

2018: São Paulo

2019: Internacional

2020: Ceará

2021: Grêmio

Confira o guia completo abaixo:

Grupo A

BRASIL DE PELOTAS

Destaque: Vinícius, atacante, 18 anos

Técnico: Toninho

Histórico: PO Brasil fará a sua estreia na competição

Retrospecto: O Xavante traz uma base sub-20 e reforços do profissional para o elenco sub-23. A equipe carrega uma campanha boa, mas com eliminação precoce no Gauchão, somando oito vitórias e duas derrotas, 31 gols marcados, onze sofridos e uma queda diante do Três Passos, nos pênaltis, nas oitavas de final.

GRÊMIO

Destaque: VIni Paulista, atacante, 21 anos

Técnico: César Lopes

Histórico: O Grêmio é o único clube que disputou todas as edições do torneio, somando duas finais: em 2019, foi vice-campeão; em 2021, levantou a taça. Além disso, o time caiu na segunda fase em 2020 e na primeira fase em 2017 e 2018.

Retrospecto: O time de transição tricolor está consolidado no clube desde o início da disputa do Brasileiro de Aspirantes. Após ter a idade limite reduzida de 23 para 21 anos, o time conta com atletas que já atuaram pelo profissional na última temporada e no Gauchão deste ano, bem como campeões do torneio nacional em 2021 e atletas que estavam no elenco sub-20 até o último ano.

PARANÁ CLUBE

Destaque: Gui Marques, meia-atacante, 19 anos

Técnico: Rodrigo Rojas

Histórico: O Paraná Clube disputou duas edições do Brasileiro de Aspirantes, mas com resultados ruins. O time fez a pior campanha geral na estreia, em 2019 e também caiu na primeira fase em 2020.

Retrospecto: O Tricolor trará uma equipe mesclada entre atletas da categoria sub-20 e jovens que não vêm tendo muitas oportunidades no profissional. No Paranaense da categoria, o time soma três vitórias, um empate e duas derrotas, sete gols anotados e seis sofridos.

VITÓRIA

Destaque: Ruan Nascimento, atacante, 21 anos

Técnico: Alexandre Grasseli

Histórico: O Vitória participou de três edições do campeonato, chegando às semifinais duas vezes: 2018 e 2019. Em 2020, o time não superou a primeira fase.

Retrospecto:  Chamado de última hora para substituir o Criciúma, o Leão trará a base da equipe sub-20, vice-campeã estadual nesta semana, além de reforços de jovens que não têm tido espaço nos profissionais. Foram dez vitórias e quatro empates no Baiano, perdendo a final para o Bahia, nos pênaltis.

Grupo B

JUVENTUDE

Destaque: Nicolas, lateral-direito, 18 anos

Técnico: Alexandre Lemos

Histórico: O Juventude surpreendeu em sua estreia na competição, chegando às semifinais no ano de 2020. Em 2021, o time caiu na primeira fase ao perder na última rodada.

Retrospecto: Fora do Brasileirão Sub-20, o Papo aproveitará o torneio de aspirantes para dar rodagem ao time júnior. A equipe vem de bom desempenho no Gauchão deste ano, com oito vitórias, um empate e uma derrota, 40 gols marcados e cinco sofridos, além de uma eliminação invicta na primeira fase da Copa São Paulo. Agora, a missão é conciliar as quartas do Estadual e o início da competição sub-23.

PONTE PRETA

Destaque: Brasília, lateral-direito, 21 anos

Técnico: Felipe Moreira

Histórico: A Ponte Preta disputou o Brasileirão de Aspirantes em 2019 e 2021, mas nunca superou a primeira fase. No ano passado, inclusive, fez a pior campanha geral.

Retrospecto: A Macaca fez uma parceria com o Audax-SP para a formação  do elenco que disputará o Brasileiro de Aspirantes, mesclando atletas e aproveitando a estrutura do clube de Osasco  na revelação dos jovens.

 

RED BULL BRAGANTINO

Destaque: Guilherme Santos, atacante, 21 anos

Técnico: Fábio Matias

Histórico: O Red Bull Bragantino vem batendo na trave quando o assunto é semifinais. O time disputou as duas últimas edições do torneio, mas caiu na segunda fase em ambas.

Retrospecto: O Massa Bruta vem de um momento ruim para a categoria. O elenco que disputará o Brasileirão de Aspirantes vem de um rebaixamento para o Paulista A3 com a camisa do Red Bull Brasil, segundo time da franquia no país. Agora, a equipe se prepara para o torneio nacional sob o comando de Fábio Matias, campeão da Copa São Paulo de 2020 pelo Internacional e ex-treinador do Flamengo sub-20;

VILA NOVA

Destaque: Guilherme Pires, atacante, 20 anos

Técnico: Raphael Miranda

Histórico: O Vila Nova tem um dos melhores aproveitamentos na história do Brasileirão de Aspirantes. Isso porque o time disputou apenas a edição de 2020, quando foi vice-campeão, perdendo a final para o Ceará.

Retrospecto: O Tigre utilizará um elenco mesclado entre atletas da categoria sub-20 e do time profissional que vêm sendo pouco aproveitados. A equipe júnior foi campeã goiana neta semana, batendo o Atlético na decisão e somando dez vitórias, cinco empates e duas derrotas, 18 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Grupo C

BOTAFOGO

Destaque: Ênio, atacante, 21 anos

Técnico: Lúcio Flávio

Histórico: O Botafogo disputou apenas a primeira edição da história do Brasileiro de Aspirantes, em 2017, quando caiu na primeira fase.

Retrospecto: O Botafogo B é o mais novo projeto de John Textor para o clube carioca. Com um elenco repleto de reforços do mercado e que se destacaram em times sub-20, além de atletas que já figuravam no plantel principal botafoguense, a equipe será comandada pelo então auxiliar dos profissionais Lúcio Flávio e pretende servir de base para o time principal.

FLUMINENSE

Destaque: Alexandre Jesus, atacante, 20 anos

Técnico: Cadu Antunes

Histórico: O Fluminense chegou com pompa de favorito ao Brasileirão de Aspirantes, mas não chegou à final em nenhuma das duas edições disputadas. Em 2020, o time parou nas semifinais; no ano passado, parou na primeira fase.

Retrospecto: Outro elenco já consolidado nas últimas temporadas é o sub-23 tricolor. A equipe conta com alguns reforços do mercado, mas principalmente terá os jovens que estouraram a idade do sub-20 em 2021. Alguns deles disputaram a Copinha deste ano ou já estavam integrados ao elenco sub-23 na última edição do torneio; outros devem ser promovidos e reforçar a categoria.

NÁUTICO

Destaque: Luan, lateral-esquerdo, 19 anos

Técnico: Dudu Capixaba

Histórico: O Náutico fará a sua estreia no Brasileiro de Aspirantes.

Retrospecto: O Timbu vem com um elenco sub-20 reforçado por jovens que já estão nos profissionais, mas têm pouco espaço. A equipe júnior caiu na segunda fase da Copinha e estreou com vitória no Estadual, batendo o Petrolina por 3 a 0.

SPORT

Destaque: Renzo, zagueiro, 20 anos

Técnico: Sued Lima

Histórico: O Sport disputou as edições de 2018 e 2019 do Brasileirão de Aspirantes, mas caiu na primeira fase em ambas.

Retrospecto: Fora do Brasileirão Sub-20 por causa do Ranking de Clubes da CBF, o Leão viu no Brasileiro de Aspirantes uma oportunidade para manter o elenco júnior em competição fora do estado. A equipe disputou a Copinha e chegou à terceira fase, com três vitórias e duas derrotas. No Pernambucano, em meio a jogos adiados, o Rubro-Negro estrou goleando o 1º de Maio por 8 a 0 e agora terá de conciliar as competições, contando com reforços de jovens do profissional pouco aproveitados na Série B.

Grupo D

CSA

Destaque: Alison Daniel, atacante, 22 anos

Técnico: Bebeto

Histórico: O CSA fará a sua estreia no campeonato.

Retrospecto: Após dois anos fechada, a base do Azulão retornou e viu no Brasileiro de Aspirantes uma oportunidade para ativar a equipe. Contando com atletas do sub-20, contratações e jovens que já figuram nos profissionais, o time vem de amistosos e períodos de treino visando competir.

CUIABÁ

Destaque: Rikelme Hernandes, meia-atacante, 18 anos

Técnico: Willian Araújo

Histórico: O Cuiabá fez a sua estreia no Brasileirão de Aspirantes em 2021, mas não superou a primeira fase.

Retrospecto: O Dourado teve uma longa preparação com atletas da base, reforços e jovens que já figuram entre os profissionais. A equipe traz atletas de destaque, que já jogaram Sul-Americana, Estadual e o próprio Brasileiro de Aspirantes em 2021.

FORTALEZA

Destaque: Juan Martínez, atacante, 21 anos

Técnico: Léo Porto

Histórico: O Fortaleza participou do Brasileirão de Aspirantes em 2020 e 2021, caindo na fase inicial na primeira e parando nas semifinais no ano passado.

Retrospecto: Com uma categoria consolidada nos últimos anos, o Leão do Pici vem reforçado de atletas que subiram do time sub-20 após a Copa São Paulo, jovens que já figuravam nos aspirantes em 2021 e contratações em oportunidades de mercado vistas pelo clube.

PAYSANDU

Destaque: Gabriel Bernard, goleiro, 21 anos

Técnico: Wilton Bezerra

Histórico: O Paysandu fez a sua estreia em 2021, mas foi eliminado na primeira fase.

Retrospecto: Longe das principais competições nacionais de base, o Papão aproveitará grande parte do elenco sub-20 na disputa do Brasileiro de Aspirantes, além de garotos que já atuam pelos profissionais e reforços do mercado estadual.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...