Diretor da base do Palmeiras comemora avanço na integração base-profissional

O Palmeiras vem tentando diminuir, a cada dia, a distância entre seus departamentos de futebol profissional e de base. As boas atuações de pratas da casa no time principal, a exemplo do atacante Gabriel Jesus, unida a convocação de alguns jovens para as Seleções de base, são atribuídas pelo clube a um processo de integração que ocorre desde o início do ano e tem ganhado maior visibilidade com o passar do tempo.

Agora, representantes de todos os departamentos da base, desde a supervisão, passando por comissões técnicas, diretoria, captação, assistente social e nutrição, se reúnem quinzenalmente com o diretor de futebol do Alviverde, Alexandre Matos, e com o gerente de futebol, Cícero Souza, para trocar informações entre as áreas. O objetivo é alinhar os processos, com cada departamento expondo suas atividades recentes para que todos possam discutir sobre os rumos e objetivos do trabalho.

A última reunião aconteceu na noite desta segunda-feira (14) e, de acordo com o gerente de futebol, Cícero Souza, o Verdão está entrando no terceiro estágio do processo de integração.

Reuniões acontecem a cada 15 dias (Foto: Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)
Reuniões acontecem a cada 15 dias (Foto: Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

“As reuniões ocorrem quinzenalmente e visam a troca de informações. Quando fisiologia, nutrição, psicologia, assistência social e comissões trazem o que está sendo desenvolvimento no trabalho individualizado, no projeto e no objetivo a ser alcançado, todos participam da formação. O trabalho entre base e Profissional é 100% integrado. O Sub-20 e o Sub-17 treinam em conjunto e já servem de suporte para o time principal. Entramos agora no terceiro estágio da integração, sempre buscando diminuir a distância no trabalho”, disse.

Já segundo o coordenador geral das categorias de base do clube, João Paulo Sampaio, que implantou um sistema inovador para explorar o potencial dos atletas em posições diferentes, o Palmeiras não está só se preocupando em formar bons jogadores, como também grandes profissionais do futebol, que trabalham dentro e fora de campo.

“O Palmeiras não se preocupa somente em formar atletas, mas também em formar grandes profissionais no futebol. Tivemos recentemente funcionários da base que agora integram o Profissional, especialmente no departamento médico. A equipe principal abriu toda a preparação de um jogo para o treinador do Sub-20, desde a prelação no hotel, que é bem diferente das realizadas na base, até o intervalo. Isso eu nunca tinha presenciado em 30 anos de futebol. Vamos repetir essas ações no futuro”, finalizou.

Deixe sua opinião

Loading...