ESPECIAL BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES: Novidade, Cuiabá quer dar continuidade à formação dos atletas
Na segunda matéria da série especial do DaBase.com.br sobre o Brasileirão de Aspirantes, um novato quer chamar a atenção em sua estreia nas competições nacionais de base. O Cuiabá aproveitará a oportunidade para dar continuidade ao processo de formação e rodagem ao elenco principal.
O clube vem de uma ascensão meteórica no cenário nacional. Da fundação ao sucesso estadual, das divisões inferiores à Série A, o Cuiabá garantiu o acesso à elite nacional em 2020 e ganhou posições no Ranking de Clubes da CBF, possibilitando a presença no campeonato de base.
A estreia no torneio será uma oportunidade para recuperar o ano perdido na base dourada. Sem calendário em 2020, o clube ficou sem torneios oficiais para os atletas jovens, além de desligar profissionais e precisar reformular o projeto para 2021.
Com o crescimento no profissional e a retomada das competições – como o Mato-Grossense Sub-19, que começa no próximo mês -, o clube contratou Ricardo Mendes para coordenar a base dourada e aproveitou o convite para disputar o Brasileirão de Aspirantes e colocar os jovens novamente em campo.
A ideia do Cuiabá, segundo Franco Muller, é dar continuidade à formação dos jovens. Em conversa exclusiva com o DaBase.com.br, o auxiliar do time principal até 2020 e atual técnico da equipe sub-23 destacou os objetivos do Dourado na competição.
“O Cuiabá vem com uma proposta bem definida para a competição: oportunizar seus atletas, principalmente os oriundo da base, para que os mesmos disputem grandes jogos, com grandes equipes do cenário nacional. Dessa forma, pretende-se dar continuidade ao processo de formação e fazer com que nossos atletas estejam aptos a serem inseridos no grupo principal sem terem vivenciado uma competição nacional de alto nível técnico, tático e competitivo”.
Para isso, o clube utilizará boa parte do elenco sub-20, além de dar rodagem aos jogadores pouco utilizados na equipe profissional durante o Brasileirão da Série A, como comenta o treinador.
“(Vamos usar) o elenco e os jogadores do sub-20 para dar uma vivência maior. E também sempre que o profissional quiser dar minutagem a algum jogador, vamos usar na sub-23”, destacou.
O projeto de base do Cuiabá vem sendo desenvolvido desde os primeiros anos do clube. Com foco na formação dos jovens na Região Centro-Oeste, a captação envolve uma rede de escolinhas no estado e a busca por jovens mato-grossenses que, antes do Cuiabá, não tinham muitas opções para disputar grandes campeonatos e buscavam outros centros.
O sucesso é visto em alguns números. O Dourado é o líder do Ranking DaBase no Mato Grosso e o quinto colocado no Centro-Oeste. Além disso, o clube é o atual bicampeão estadual sub-15 e soma o título sub-19 em 2018 e os vices sub-17 em 2017 e 2019.
A revelação de atletas para o time profissional também é um plano para 2021. O clube iniciou a temporada aproveitando alguns jovens no elenco principal, casos do zagueiro Vitor Hugo, do lateral Athirson e dos atacantes Pop e Rikelme Hernandes.
Na cisão de Franco Muller, os desafios no Brasileirão de Aspirantes serão grandes, mas essa será uma oportunidade para o clube competir contra camisas pesadas e aprimorar seus atletas.
“O objetivo é aproveitar a competição da melhor forma possível, mesmo sabendo de todas as dificuldades, da qualidade dos times adversários. Com isso, esperamos que a evolução dos atletas seja muito proveitosa”, concluiu.
DESTAQUES
Rafael Bretas
Candidato a paredão do Brasileirão de Aspirantes, o goleiro Rafael Bretas é uma das apostas da base do Cuiabá. Com passagem pela base do Grêmio, o jovem de 20 anos fez parte do elenco sub-20 que disputou a Copa do Brasil de 2019 e a Copa São Paulo do ano passado, além de ter ficado no banco do time principal em jogos do Estadual do ano passado e de 2021.
Alan Mendez
Também conhecido como Paraguai, o meia-atacante Alan Mendez é um dos estrangeiros que podem brilhar no torneio deste ano. Contratado junto ao 3 de Febrero-PAR, o jovem de 20 anos integrou o elenco principal no início deste ano, somando cinco partidas – duas como titular – e um gol marcado no Estadual.
Rikelme Hernandes
Rikelme Hernandes chama a atenção do torcedor dourado desde os 15 anos, quando foi relacionado pela primeira vez para um jogo do time profissional. O atacante foi emprestado ao Cruzeiro entre 2019 e 2020, somando 26 jogos e dois gols pela equipe sub-17. De volta ao Cuiabá, o jovem de 17 anos fez duas partidas na Copa Verde e outras oito nesta temporada, sendo três como titular no Estadual. surgindo como grande promessa da base.
TÉCNICO
Franco Muller
Franco Muller fez parte do início do projeto Cuiabá, sendo auxiliar nos anos de 2005 e 2006. Depois disso, o técnico de 41 anos rodou por clubes como Grêmio, Ceará, Vasco, Red Bull Bragantino e outros, até retornar ao Dourado em 2020, fazendo parte da comissão que conquistou o acesso à Série A.
Coordenador: Ricardo Mendes
Preparador Físico: Rogério Neves
Auxiliar Técnico: Giovanni C Gabriel
Fisiologista: Victor N Freitas
Analista de Desempenho: Rodolfo Kupper
ÚLTIMOS RESULTADOS
O sub-23 do Cuiabá disputará sua primeira competição nesta temporada. Apesar disso, a base do clube vem de bons resultados estaduais. O clube é o atual bicampeão mato-grossense sub-15, além de ter levantado a taça do sub-19 em 2018 e ficado com o vice do sub-17 em 2017 e 2019.
ESTREIA DEFINIDA
O Cuiabá está no Grupo A da competição, ao lado de Ceará, Corinthians, Figueirense, Grêmio, Juventude, Ponte Preta e Vitória. A equipe estreia no dia 10 de junho, quinta-feira, às 17h, diante do Fortaleza, na Arena Pantanal.
Além do Coxa, o time enfrentará, na sequência, CRB, Fluminense, Coritiba, Avaí, Bahia, Santos e Red Bull Bragantino.