Flamengo é o primeiro bicampeão da Libertadores Sub-20

Invictos, Flamengo (atual campeão) e Palmeiras fizeram uma inédita final brasileira na Libertadores Sub-20
A final da edição 2025 da Copa Libertadores da América Sub-20 foi realizada neste domingo (16), no estádio Arsenio Erico, em Assunção, no Paraguai. E foi um duelo entre os dois representantes brasileiros: Flamengo e Palmeiras.
Ambos ainda invictos, rubro-negros e alviverdes fizeram a primeira final da história da competição com clubes de um mesmo país. Em campo, as redes balançaram apenas no segundo tempo. Aos três minutos, Shola partiu em alta velocidade do meio-campo, driblou um defensor, chutou, o goleiro deu rebote e Felipe Lima, que havia começado no banco, não desperdiçou. Pouco depois, aos dez, o próprio Felipe Lima, sozinho, teve a oportunidade de ampliar, mas tentou encobrir o goleiro Aranha e acertou o travessão. Na resposta palmeirense, aos 12, Erick Belé cabeceou na trave, a bola voltou nas costas do goleiro flamenguista Lucão e entrou.
Com o empate por 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis. Com muitos erros dos dois lados, melhor para o Flamengo, que venceu por 3 a 2 e tornou-se o primeiro bicampeão da história da competição.
Em sua campanha em 2025, o Fla, comandado pelo técnico Cleber dos Santos, terminou com três triunfos e dois empates, com 11 gols feitos e três sofridos. Esta foi a nona edição da Copa Libertadores da América na categoria sub-20. Ela foi realizada pela primeira vez em 2011, com o Universitário, do Peru, superando o Boca Juniors na final. Em 2012 deu River Plate. Depois, o torneio voltou a ser disputado apenas em 2016, com o São Paulo conquistando o primeiro título brasileiro. A seguir ergueram o troféu o Nacional-URU (2018), o Independiente del Valle-EQU (2020), o Peñarol-URU (2022) e o Boca Juniors-ARG (2023). O Brasil se tornou o maior vencedor, com três conquistas.