Gaúcho de base deve acontecer no segundo semestre
Em videoconferência realizada pela Federação Gaúcha de Futebol com representantes dos clubes que vislumbrar participar do Estadual Sub-20, a entidade reafirmou a intenção de não só realizá-lo, como também todas as disputas previstas em seu calendário oficial.
Inicialmente previsto para ser disputado entre os meses de março e julho, o Gaúcho Sub-20 foi adiado em função da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu todas as atividades esportivas no país. Durante a conversa, a direção da FGF apresentou uma previsão de início a partir de setembro, com os treinamentos começando no mês anterior.
A Federação, entretanto, lembrou que a liberação do certame está condicionada ao aval dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias. Assim como na categoria profissional, também é necessário que sejam adotados protocolos específicos para treinamentos e jogos. Um novo encontro virtual com os clubes será agendado para que seja estabelecida uma data limite para a oficialização da competição.
Estiveram representadas as 20 associações então confirmadas no Estadual da categoria: Aimoré, Apafut, Brasil de Farroupilha, Brasil de Pelotas, Gramadense, Grêmio, Igrejinha, Internacional, Juventude, Lajeadense, Nacional, Novo Hamburgo, Nova Prata, PRS, Rio Grande, Riopardense, São José, Soledade, União Harmonia e Ypiranga.
Convicta na intenção de realizar todas as competições previstas no seu calendário oficial, a Federação Gaúcha de Futebol também fez uma videoconferência com representantes dos clubes sobre as categorias sub-17 e sub-15 do Estadual. A reunião teve como objetivo ouvir os posicionamentos das associações a respeito dos campeonatos e esclarecer dúvidas. Não houve definição de datas e um novo encontro virtual entre as partes será agendado para retomada das discussões e eventuais avanços em deliberações.