DaBase prepara guia com principais informações dos clubes que disputarão a Copa do Brasil Sub-20
Nesta terça-feira (27), terá início a quinta edição da Copa do Brasil Sub-20, competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF que reunirá 32 clubes: os 20 da Série A do Campeonato Brasileiro do ano anterior e os 12 melhores da Série B do Brasileirão de 2015.
A disputa do torneio será no sistema “mata-mata” em todas as etapas, ou seja, times divididos em chaves de dois, decidindo em um ou dois jogos nas duas primeiras fases (se o time visitante vencer por diferença maior ou igual a dois gols no jogo de ida, estará automaticamente classificado) e sempre em duelos de ida e volta nas fases quartas de final, semifinal e final.
Os 32 participantes representam 13 Estados: AL (1), BA (2), GO (1), MA (1), MG (3), MT (1), PA (1), PE (3), PR (2), RJ (4), RS (2), SC (5) e SP (6).
Veja os confrontos da primeira fase:
Atlético Mineiro x Bragantino
Corinthians x Joinville
Santos x América Mineiro
Atlético Paranaense x Avaí
Palmeiras x Sport Recife
Vitória x CRB
Vasco da Gama x Náutico
Grêmio x Criciúma
Bahia x Paysandu
São Paulo x Sampaio Corrêa
Goiás x Luverdense
Botafogo x Figueirense
Internacional x Santa Cruz
Fluminense x Chapecoense
Flamengo x Ponte Preta
Coritiba x Cruzeiro
Pensando no fã de futebol de base espalhado por todo o país, o DaBase produziu um guia especial e completo da Copa do Brasil Sub-20. Veja abaixo detalhes de cada time que disputará a competição:
AMÉRICA/MG
Destaque: Jori (goleiro).
Técnico: Milagres.
Histórico: O Coelho participou de todas as quatro edições anteriores, mas apenas em 2013 passou da primeira fase, chegando às quartas de final.
Retrospecto recente: Quarto colocado no Campeonato Mineiro da categoria este ano, não disputou o Campeonato Brasileiro de 2016 nem a Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
ATLÉTICO/MG
Destaque: Cleiton (goleiro).
Técnico: Diogo Giacomini.
Histórico: O Galo participou de todas as quatro edições anteriores, sendo finalista em 2012, semifinalista em 2013 e 2015. Seu pior desempenho foi a eliminação nas oitavas de final em 2014.
Retrospecto recente: Vice-campeão mineiro da categoria este ano, fez péssima campanha no Campeonato Brasileiro de 2016, sendo o lanterna de seu grupo, com quatro derrotas em quatro jogos. Na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 conquistou mais um vice.
ATLÉTICO/PR
Destaque: Giovanny (atacante).
Técnico: Gustavo Silva.
Histórico: O Furacão desistiu de participar da primeira edição. Em 2013 caiu na primeira fase; em 2014 chegou às quartas de final e em 2015 foi vice-campeão.
Retrospecto recente: Classificado à segunda fase do Paranaense Sub-19 deste ano, com uma campanha invicta (nove vitórias e um empate), fez campanha ruim no Campeonato Brasileiro de 2016, sendo eliminado na primeira fase (dois empates e duas derrotas). Na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 chegou às quartas de final.
AVAÍ/SC
Destaque: Gabriel (zagueiro).
Técnico: Fabrício Bento.
Histórico: O Leão da Ilha caiu na primeira fase nas quatro edições.
Retrospecto recente: Quinto colocado na Copa Santa Catarina Sub-20 deste ano e atualmente na sétima (penúltima) posição do Catarinense, não participou do Campeonato Brasileiro de 2016. Na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 foi eliminado na primeira fase.
BAHIA/BA
Destaque: Everson (zagueiro).
Técnico: Aroldo Moreira.
Histórico: O Tricolor de Aço foi semifinalista em 2012 e 2014. Em 2013 caiu nas quartas de final e seu pior desempenho aconteceu em 2015, quando foi eliminado nas oitavas de final. Portanto sempre passou da primeira fase.
Retrospecto recente: Campeão baiano da categoria este ano, foi eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 2016. O mesmo havia acontecido na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015, porém invicto (uma vitória e três empates).
BOTAFOGO/RJ
Destaque: Matheus Fernandes (meio-campo).
Técnico: Eduardo Barroca.
Histórico: O Glorioso foi semifinalista em 2013. Em 2012 e 2014 caiu logo na primeira fase. Em 2015 foi eliminado nas oitavas de final.
Retrospecto recente: Campeão brasileiro e carioca da categoria este ano, não participou da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015. Está na segunda fase do Torneio Otávio Pinto Guimarães, competição realizada no segundo semestre do futebol carioca, e da qual é o detentor do título.
BRAGANTINO/SP
Destaque: Alyson (goleiro).
Técnico: Gustavo Oliveira.
Histórico: Caiu na primeira fase em 2012 e 2014 e não participou em 2013 e 2015.
Retrospecto recente: Sétimo colocado do seu grupo no Campeonato Paulista da categoria este ano, não passou da primeira fase. Não participou do Campeonato Brasileiro de 2016 nem da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
CHAPECOENSE
Destaque: Vini (meio-campo).
Técnico: Emerson Cris.
Histórico: A Chape participou pela primeira vez em 2014, caindo na primeira fase, assim como em 2015.
Retrospecto recente: Vice-campeão da Copa Santa Catarina Sub-20 deste ano e atualmente na quarta (penúltima) posição do Catarinense, não participou do Campeonato Brasileiro de 2016. Na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 foi eliminado na primeira fase.
CORINTHIANS/SP
Destaque: Filipe (goleiro).
Técnico: Osmar Loss.
Histórico: O Timão caiu nas oitavas de final em 2012 e foi eliminado na primeira fase em 2013, 2014 e 2015.
Retrospecto recente: Terceiro colocado no seu grupo no Campeonato Paulista da categoria este ano, está na briga pela classificação à próxima fase. No Campeonato Brasileiro de 2016 foi o vice-campeão. Já na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 se despediu na primeira fase.
CORITIBA/PR
Destaque: Dodô (lateral).
Técnico: Sandro Forner.
Histórico: O Coxa caiu nas oitavas de final em 2012 e 2015 e foi eliminado na primeira fase em 2013 e 2014.
Retrospecto recente: Avançou à segunda fase do Paranaense da categoria este ano como líder de seu grupo. No Campeonato Brasileiro de 2016 foi semifinalista. Já na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 se despediu na primeira fase, como lanterna colocado do seu grupo, sem uma vitória sequer (um empate e três derrotas).
CRB/AL
Destaque: Fábio Sousa (zagueiro).
Técnico: Jean Carlos.
Histórico: O clube regatiano participa pela primeira vez do torneio.
Retrospecto recente: Campeão alagoano da categoria este ano. Não disputou o Campeonato Brasileiro de 2016 nem a Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
CRICIÚMA/SC
Destaque: Marlon (lateral).
Técnico: Harison Feltrim.
Histórico: O Tigre participou pela primeira vez em 2013 e de cara foi finalista do torneio. Em 2014 e 2015 caiu na primeira fase.
Retrospecto recente: Terceiro colocado na Copa Santa Catarina Sub-20 deste ano e atualmente na liderança do Catarinense, não participou do Campeonato Brasileiro de 2016. Na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 foi eliminado na primeira fase, como lanterna do seu grupo, sem uma vitória sequer (um empate e três derrotas).
CRUZEIRO/MG
Destaque: Vander (meio-campo).
Técnico: Marcos Valadares.
Histórico: A equipe celeste caiu nas oitavas de final nas quatro edições.
Retrospecto recente: Sagrou-se tetracampeão mineiro da categoria este ano. No Campeonato Brasileiro de 2016 foi o último colocado do seu grupo, com quatro derrotas em quatro jogos. Na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 também se despediu na primeira fase.
FIGUEIRENSE/SC
Destaque: Índio (atacante).
Técnico: Márcio Luís Lira Coelho.
Histórico: O Figueira caiu na primeira fase em 2012 e 2013. Em 2014 chegou às oitavas de final e sua melhor campanha aconteceu em 2015 quando foi eliminado nas quartas de final.
Retrospecto recente: Campeão da Copa Santa Catarina Sub-20 deste ano e atualmente na terceira (penúltima) posição do Catarinense, acabou eliminado ainda na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 2016, invicto (uma vitória e três empates). Na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 foi eliminado nas quartas de final.
FLAMENGO/RJ
Destaque: Lucas Paquetá (meio-campo).
Técnico: Gilmar Popoca.
Histórico: O rubro-negro foi eliminado nas oitavas de final em 2012, 2013 e 2014. Sua melhor campanha aconteceu em 2015 quando caiu nas quartas de final.
Retrospecto recente: Vice-campeão carioca da categoria este ano, foi eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro, sem uma vitória sequer (três empates e uma derrota), e da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015. Está na segunda fase do Torneio Otávio Pinto Guimarães, competição realizada no segundo semestre do futebol carioca.
FLUMINENSE/RJ
Destaque: Pedro (atacante).
Técnico: Luiz Felipe Santos.
Histórico: O Tricolor das Laranjeiras foi quadrifinalista em 2012, seu melhor resultado. De 2013 a 2015 caiu nas oitavas de final.
Retrospecto recente: Quarto colocado no Campeonato Carioca e quinto no Campeonato Brasileiro da categoria este ano, foi eliminado nas quartas de final da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015. Está na segunda fase do Torneio Otávio Pinto Guimarães, competição realizada no segundo semestre do futebol carioca.
GOIÁS/GO
Destaque: Jefferson (lateral).
Técnico: Rafael Barreto.
Histórico: A equipe esmeraldina foi eliminada na primeira fase em 2012 e 2013. Em 2014 e 2015 caiu nas quartas de final.
Retrospecto recente: Quinto colocado no Campeonato Goiano da categoria este ano, lidera a Copa Goiás atualmente. No Campeonato Brasileiro de 2016 foi eliminado na primeira fase e na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 caiu nas quartas de final.
GRÊMIO/RS
Destaque: Raul (lateral).
Técnico: Luiz Gabardo Junior.
Histórico: O tricolor gaúcho piorou o seu desempanho a cada ano. Foi semifinalista em 2012, quadrifinalista em 2013, caiu nas oitavas de final em 2014 e em 2015 não passou da primeira fase.
Retrospecto recente: Terceiro colocado no Campeonato Gaúcho da categoria este ano, foi eliminado na segunda fase do Campeonato Brasileiro de 2016 e na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 chegou às semifinais.
INTERNACIONAL/RS
Destaque: Iago (lateral).
Técnico: Carlos Leiria.
Histórico: O Colorado, após ficar nas oitavas de final em 2012 e 2013, sagrou-se campeão em 2014. Em 2015 mais uma vez caiu nas oitavas.
Retrospecto recente: Vice-campeão gaúcho da categoria este ano, foi semifinalista do Campeonato Brasileiro de 2016 e na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 não passou da primeira fase.
JOINVILLE/SC
Destaque: Adriano (atacante).
Técnico: Da Silva.
Histórico: O JEC participou pela primeira vez em 2013, saindo nas oitavas de final, assim como em 2014. Sua melhor campanha aconteceu em 2015 quando foi eliminado nas semifinais.
Retrospecto recente: O tricolor catarinense não quis disputar a Copa Santa Catarina Sub-20 deste ano e atualmente na quinta (penúltima) posição do Catarinense, não paticipou do Campeonato Brasileiro de 2016. Na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 foi eliminado na primeira fase, com quatro derrotas em quatro jogos.
LUVERDENSE/MT
Destaque: Luiz (atacante).
Técnico: Odil Soares.
Histórico: O Verdão do Norte participou apenas em 2015 e surpreendeu, chegando às quartas de final.
Retrospecto recente: O time de Lucas do Rio Verde foi vice-campeão mato-grossense sub-19 este ano. Não paticipou do Campeonato Brasileiro de 2016, nem da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
NÁUTICO/PE
Destaque: Odilávio (atacante).
Técnico: Márcio Galuppo.
Histórico: O Timbu caiu na primeira fase em 2012 e 2014, chegou às oitavas de final em 2013 e não disputou o torneio em 2015.
Retrospecto recente: O alvirrubro pernambuano foi eliminado na segunda fase do atual Campeonato Pernambucano e não participou do Campeonato Brasileiro de 2016 nem da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
PALMEIRAS/SP
Destaque: Daniel (goleiro).
Técnico: João Burse.
Histórico: O Verdão caiu nas oitavas de final de 2012 a 2014. Em 2015 fez sua pior campanha ao ser eliminado ainda na primeira fase.
Retrospecto recente: Líder do seu grupo no Campeonato Paulista da categoria este ano, está classificado à próxima fase. No Campeonato Brasileiro de 2016 se despediu na primeira fase. Já na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 foi desclassificado nas semifinais.
PAYSANDU/PA
Destaque: Edmilson (atacante).
Técnico: Aílton Costa.
Histórico: O Papão está pela primeira vez no torneio.
Retrospecto recente: Atual líder do Campeonato Paraense da categoria, com 100% de aproveitamento (quatro vitórias em quatro jogos), não participou do Campeonato Brasileiro de 2016 nem da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
PONTE PRETA/SP
Destaque: Ravanelli (meio-campo).
Técnico: Leandro Zago.
Histórico: A Macaca caiu na primeira fase nas quatro edições.
Retrospecto recente: Vice-líder do seu grupo no Campeonato Paulista da categoria este ano, está praticamente classificada à próxima fase. No Campeonato Brasileiro de 2016 foi eliminada na segunda fase. Já na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 se despediu na primeira fase.
SAMPAIO CORRÊA/MA
Destaque: Lentine (atacante).
Técnico: Vinícius Saldanha.
Histórico: O Tubarão esteve na edição de 2015 do torneio, sendo eliminado na primeira fase, com duas derrotas e nenhum gol feito.
Retrospecto recente: Campeão do Campeonato Maranhense Sub-19, não participou do Campeonato Brasileiro de 2016 nem da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
SANTA CRUZ/PE
Destaque: Robinho (atacante).
Técnico: Douglas Rodrigues.
Histórico: O tricolor pernambucano esteve na edição de 2015 do torneio, sendo eliminado na primeira fase, sem ter feito um gol sequer.
Retrospecto recente: O Santa, que está classificado à fase semifinal do Campeonato Pernambucano da categoria, não participou do Campeonato Brasileiro de 2016 nem da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
SANTOS/SP
Destaque: Robson (zagueiro).
Técnico: Marcos Soares.
Histórico: Quadrifinalista em 2012, o Peixe sagrou-se campeão em 2013 e foi semifinalista em 2014. Em 2015 fez sua pior campanha ao ser eliminado ainda na primeira fase.
Retrospecto recente: Terceiro colocado no seu grupo no Campeonato Paulista da categoria este ano, está na briga pela classificação à próxima fase. No Campeonato Brasileiro de 2016 se despediu na primeira fase e não participou da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
SÃO PAULO/SP
Destaque: Lucas Perri (goleiro).
Técnico: André Jardine.
Histórico: O Tricolor Paulista saiu logo na primeira fase em 2012 e 2013. Em 2014 foi quadrifinalista. E em 2015 conquistou seu melhor resultado ao ficar com o título.
Retrospecto recente: Líder do seu grupo no Campeonato Paulista da categoria este ano, ainda não está classificado à próxima fase. No Campeonato Brasileiro de 2016 se despediu na segunda fase. Já na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015 sagrou-se campeão, feito que também conseguiu na Copa Libertadores da América deste ano, de forma invicta.
SPORT/PE
Destaque: Índio (atacante).
Técnico: Daniel Neri.
Histórico: O Leão foi eliminado nas oitavas de final em 2012 e caiu na primeira fase nas três edições seguintes.
Retrospecto recente: O rubro-negro pernambucano, que está classificado à fase semifinal do Estadual da categoria, saiu do Campeonato Brasileiro de 2016 já primeira fase, sem uma vitória sequer (três empates e uma derrota), e não participou da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015.
VASCO/RJ
Destaque: Evander (atacante).
Técnico: Rodney Gonçalves.
Histórico: O Gigante da Colina foi quadrifinalista em 2012 e 2014. Em 2013 caiu na primeira fase e em 2015 saiu nas oitavas de final.
Retrospecto recente: Terceiro colocado no Campeonato Carioca, foi eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria este ano e da Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015. Está na segunda fase do Torneio Otávio Pinto Guimarães, competição realizada no segundo semestre do futebol carioca.
Vitória/BA
Destaque: Nickson (meio-campo).
Técnico: Luciano Gama.
Histórico: O Leão da Barra foi o campeão da primeira edição do torneio, em 2012, mas em 2013 foi eliminado na primeira fase. Em 2014 ficou com o vice e em 2015 caiu nas oitavas de final. Portanto é o único clube com duas finais disputadas.
Retrospecto recente: Vice-campeão baiano da categoria este ano, foi eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 2016, sem um triunfo sequer (um empate e três derrotas). O mesmo havia acontecido na Copa Ipiranga (ex-Brasileirão) de 2015, porém invicto (uma vitória e três empates).