Mesmo após 25 contratações, Palmeiras tem usado a base em 70% dos jogos em 2015
Criticado há algum tempo por ter dado uma pausa na revelação de grandes nomes para o futebol brasileiro, o Palmeiras parece estar mudando de filosofia. Depois de o atacante Gabriel Jesus, novo xodó da torcida, ganhar a titularidade da equipe e dizer que agora diretoria e comissão técnica olham mais para as categorias de base, foi a vez da assessoria do clube divulgar um dado interessante.
Mesmo após contratar 25 jogadores – muitos de peso – para a disputa da temporada 2015, o Palmeiras é um dos times que mais utilizam algum jogador atualmente da base no time profissional. Dos 64 jogos disputados pelo Alviverde neste ano, em 45 algum jogador da divisão de base começou jogando ou entrou no decorrer da partida, resultando em uma frequência de 70,3%.
Somente na Copa do Brasil, sete jogadores da base já atuaram: Gabriel Jesus, Matheus Sales, João Pedro, Juninho, Wellington, Victor Luis e Renato. Além destes, o zagueiro Nathan e o volante Daniel também chegaram a ser relacionados, mas não entraram em campo. No Campeonato Brasileiro, além dos nomes já citados, o time também utilizou o lateral-direito Lucas Taylor, os meias Juninho e Arancibia, bem como o atacante Julen.
Esse intercâmbio entre a base e o profissional é fruto do trabalho que vem sendo realizado desde janeiro no clube, a partir de diversos processos como reuniões e palestras onde participam a comissão principal e da base.
Internacional: um dos que mais utilizou formados no clube durante o Brasileiro
No último dia 27 de outubro, o Internacional também mostrou que é um time que olha com carinho para as categorias inferiores, pois em 2015 tem sido a equipe que mais utilizou jogadores formados no clube, durante o Campeonato Brasileiro: foram 19, dos 36 que já entraram em campo com a camisa do Colorado.
Entretando, o Alvirubro contou com jogadores formados em outras épocas, como Nilmar, Cláudio Winck, Muriel e outros. De todos, os que mais tiveram visibilidade em 2015 foram Alisson, Geferson e Valdivia, que chegaram nas Seleções principal e olímpica.