Mulher no topo: Jovem analista de desempenho é destaque no futebol catarinense

Em Jaraguá do Sul/SC, o futebol feminino ganhou uma força extra fora das quatro linhas. Nos bastidores do Meninas de Jaraguá, os relatórios, vídeos e análises minuciosas dos jogos têm se tornado ferramentas decisivas para o crescimento das atletas e do time. Por trás desse trabalho está Larissa Wolf, que transformou a paixão pelo jogo em uma missão de vida.
Aos 19 anos, Wolf já se consolidou como analista de desempenho e supervisora da equipe. Ex-jogadora, encontrou nos dados uma forma de permanecer no esporte e de fazer a diferença. Foi assim que em 2024 iniciou a carreira, ainda na cidade natal, com a ideia de usar os números não apenas para avaliar, mas para desenvolver atletas.
Não demorou para colher resultados. A análise feita por ela na Copa SC Sub-15 é lembrada como um dos pontos altos de sua trajetória até aqui, assim como nos Joguinhos Abertos de futsal e futebol. Experiências que a levaram também ao Jaraguá Futsal, onde pôde viver o ambiente profissional masculino, sempre com a liberdade de estar perto da comissão e aprender na prática.
O impacto da análise de desempenho no futebol é cada vez mais evidente. Transformar dados em informação útil pode definir a preparação de um time, corrigir falhas e até decidir jogos. É nesse espaço que Larissa Wolf quer ser reconhecida: como alguém capaz de somar e de levar o esporte a outro nível.
RECONHECIMENTO DO MERCADO
Destacada no mercado, a jovem analista tem sido, frequentemente, solicitada por agências de atletas, clubes e até programas que contam com sua expertise em analisar partidas de um modo amplo, claro e acima da média. Atualmente, Larissa Wolf presta serviços para quatro empresas que gerenciam carreiras de um total de 29 atletas, seja do futebol de base ou profissional.
Determinação para superar todas as adversidades e desafios do mercado não falta. Só neste ano, ela investiu cerca de R$ 5 mil em câmeras, softwares e cursos. Aposta necessária quem sonha em expandir a carreira, alcançar o futebol masculino e ser referência no mercado. “Quero que olhem para mim e pensem: Larissa é uma inspiração”, projeta.
Mais do que planilhas, o que move Larissa é a crença no poder do esporte. Para ela, futebol é inclusão, transformação e formação de cidadãos. E é com esse propósito que segue escrevendo sua história de Jaraguá do Sul para o mundo.