Novo diretor da base do Cruzeiro, Gustavo Ferreira exalta projeto do clube

O Cruzeiro anunciou na última semana duas novidades de peso para as categorias de base. Em reformulação, o clube definiu que Gustavo Ferreira será o novo diretor, enquanto o ídolo Dirceu Lopes será o coordenador.

Novo diretor da base cruzeirense foi anunciado na última semana. Foto: Divulgação/ Cruzeiro

Natural de Uberlândia-MG e x-goleiro com passagens por clubes do interior de São Paulo e pela base celeste, Gustavo Ferreira é formado em cursos de gestão na CBF, FIFA e Universidade do Futebol, além de ter a Licença B para treinadores. O dirigente tem experiências como gestor na base do Ceará e do Jabaquara-SP. Gustavo administrava a base do clube do interior paulista e era funcionário da Deivid Sports, empresa do ex-jogador, amigo e atual diretor técnico do Cruzeiro.

Na nova empreitada, Gustavo terá a missão de manter o clube na liderança do Ranking DaBase em Minas Gerais e contribuir na reconstrução do clube e na revelação de atletas. O dirigente concedeu entrevista exclusiva ao DaBase.combr e abordou o novo projeto, o destino dos atletas formados a integração com o time profissional.

DaBase: O que te levou a aceitar o convite do Cruzeiro para esse projeto na base?

Gustavo Ferreira: O amor e respeito ao Cruzeiro aliada à competência e profissionalismo do Presidente (Sérgio Santos Rodrigues) e dos profissionais que ele selecionou para fazer parte da construção deste novo Cruzeiro me encantaram desde o primeiro momento que entrei na sede

DB: Quais serão os principais objetivos do seu trabalho na base cruzeirense?

GF: A formação integral do atleta. Trabalharemos sobre três pilares:

  • Rendimento Esportivo
    Desenvolvimento Social
    Formação Intelectual.

Trabalharemos para formar atletas que tenham o perfil do clube, tenham como objetivo jogar na equipe profissional e reflitam em sua postura os valores que permeiam um dos maiores clubes de futebol do mundo.

Gustavo Ferreira tem cursos de gestão e experiência em campo. Foto: Divulgação/ Instagram

DB: Que tipo de integração vocês vão buscar com o time profissional?

GF: A integração hoje é total, tanto nosso diretor de futebol Ricardo Drubscky quanto Deivid Souza, nosso diretor técnico, têm nos dado todo o respaldo para trabalharmos e estamos em busca de criarmos uma política efetiva de aproveitamento dos atletas do departamento de formação pela equipe profissional.

DB: Sabemos que o Cruzeiro passa por algumas dificuldades econômicas, agravadas nessa pandemia. A base será uma “salvação” para os cofres ou para o elenco principal?

O investimento na base há algum tempo tem sido um dos pilares das receitas dos clubes brasileiros. A receita advinda das negociações dos direitos econômicos dos atletas foi a que mais cresceu percentualmente nos últimos anos. Sendo assim, o termo salvação talvez seja um pouco forte, mas com certeza será importante neste novo momento que vive o futebol nacional. Ressalto também que esporte é comprovadamente um agente de transformação social e de formação cidadã, além de promover a saúde”

DB: Sua nova equipe de trabalho conta com um ídolo do clube, Dirceu Lope. Como ele será importante nesse projeto?

GF: Dirceu Lopes é a personificação do atleta que queremos formar no clube. Um jogador com uma incomparável capacidade técnica, apaixonado pelo clube, identificado com a nossa torcida e com uma postura exemplar fora de campo. A sua contratação foi um grande gol feito pelo nosso Presidente.

DB: Como a base cruzeirense vem lidando com a pandemia? Já há um plano de ação para a volta das atividades?

GF: Inicialmente foi fornecida assistência pedagógica e suporte emocional aos atletas e familiares. Neste segundo momento, estaremos iniciando os treinamentos online acompanhados pelas nossas comissões técnicas. O retorno às atividades presenciais ficará condicionado à liberação das autoridades competentes. Hoje o foco do clube é na formação integral do ser humano e a saúde de nossos meninos é prioridade para nós.

Gustavo Ferreira exaltou oportunidade e projeto do Cruzeiro. Foto: Divulgação

DB: O Cruzeiro é o melhor time de Minas Gerais no Ranking DaBase. A que você atribui a força da base celeste?

GF: Atribuo à grandeza e história que o clube possui e à qualidade dos profissionais que compõem o departamento de formação do clube. Nestes primeiros contatos que tive com nossos colaboradores, posso afirmar que poucas vezes encontrei profissionais tão competentes e pessoas comprometidas em fazer o processo dar certo.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...