Novo Hamburgo vira referência em formação e negociação de atletas no Sul

Olhar para o futuro deixou de ser um clichê no trabalho das categorias de base do Novo Hamburgo. O clube do Vale dos Sinos virou referência em formação e negociação de atletas, com pelo menos treze nomes cedidos a grandes times das Séries A e B recentemente.

Novo Hamburgo vem sendo referência na formação de atletas. Foto: Divulgação/ ECNH

Sob a administração da Vale World, que assumiu a presidência do clube através de Jerônimo Freitas neste ano, a base do Novo Hamburgo tem focado na formação, desenvolvimento e prospecção de atletas, mantendo um vínculo através dos direitos econômicos.

Presidente do clube e responsável por implementar essa mentalidade no ECNH, Jerônimo Freitas falou com exclusividade ao DaBase.com.br. Ele explicou como são feitos os negócios e a importância de manter direitos sobre os atletas.

“A importância é termos um percentual de venda futura, em torno de 40%, que pode significar a qualquer momento um valor, uma representação muito grande, podendo mudar o clube de padrão. Levamos o Novo Hamburgo a um cenário nacional, negociando com clubes da Série A, passamos a ser reconhecido como clube formador”, disse.

“Sempre falamos que, hoje, um percentual futuro, sendo 20%, 30% ou 40% de um atleta em um clube de Série A vale mais que 100% dele aqui. Sempre almejamos ter esse percentual futuro” – Jerônimo Freitas.

Jerônimo Freitas (esq.) assumiu presidência do ECNH em 2023. Foto: Divulgação/ ECNH

O passo a passo do trabalho é feito juntamente com os parceiros, O projeto de excelência fez com que times da elite nacional observassem e firmassem acordos com o ECNH, enviando observadores e facilitando os trâmites dos negócios.

“O modelo que adotamos potencializa o atleta no clube. Enxergamos projeção de negócio e, a partir daí, montamos com os clubes parceiros um monitoramento do atleta, através das competições e de observadores que vêm nos visitar. Depois disso, fazemos a negociação com os clubes”, detalhou.

Em destaque, o Noia negociou nomes como Marcon (Avaí), Philippe e João (Corinthians), que já atuam pela categoria sub-20, além de ter promessas nas categorias inferiores de Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio, Internacional e outros.

Na disputa dos Estaduais Sub-17 e Sub-20 e do BG Prime, o clube segue de olho nos próximos torneios locais e nacionais, além de focar na captação de atletas. Segundo Jerônimo, o foco é fortalecer a busca por talentos e se consolidar como terceira força do Rio Grande do Sul.

“A projeção que temos para os próximos negócios é deixar o Novo Hamburgo cada vez mais forte na captação de atletas. Em função desses negócios já feitos, empresários e atletas veem o clube como um futuro potencial para negociação. Enxergamos hoje a projeção de sermos a terceira força do estado em negócios, manter o clube reconhecido nacionalmente”, concluiu.

Veja quem foram os atletas negociados 

  • João (2004) – lateral-esquerdo – Corinthians
  • Philippe (2004) – atacante – Corinthians
  • Marcon (2005) – zagueiro – Avaí
  • Spetch (2006) – volante – Internacional
  • Lorenzo (2007) – lateral-esquerdo – Palmeiras
  • Alexandre (2007) – meia – Criciúma
  • Davi (2008) – volante – Botafogo-SP
  • Gutte (2008) – meia – Atlético-MG
  • Dudu (2008) – atacante – Grêmio
  • Lucas (2008) – atacante – Palmeiras
  • Gustavo (2009) – volante – Atlético-MG
  • Bruninho (2009) – atacante – Internacional
  • Clayton (2009) – atacante – Palmeiras

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...