Portugal conquista a Euro Sub-19 e tem quatro nomes na seleção ideal
A seleção portuguesa de futebol sub-19 conquistou o título europeu da categoria pela quarta vez, depois dos triunfos em 1961, 1994 e 1999, ao vencer a Itália, por 4 a 3, após prorrogação, na Finlândia.
Os comandados de Hélio Sousa, que já tinha levado esta geração ao triunfo no Europeu Sub-17 de 2016, abriu 2 a 0, com gols de João Filipe e Francisco Trincão, mas permitiu o empate, com o ‘bis’ de Moise Kean. No tempo extra, João Filipe colocou a seleção lusa em vantagem, Gianluca Scamacca voltou a empatar, mas no minuto seguinte Pedro Correia decidiu a partida.
Vice-campeão diante da Inglaterra, em 2017, Portugal enfim comemora o título da competição desde que em 2002 passou a ser da categoria sub-19. E quatro jogadores portugueses entraram na equipe ideal do torneio (com mais três no ‘banco’ de reservas), em lista divulgada pela UEFA no seu site, sendo que três estiveram na seleção da Euro Sub-17 de 2016: Rúben Vinagre, Florentino Luís e João Filipe.
O ‘onze’ ideal é composto pelo goleiro Alessandro Plizzari (Itália), pelos defensores Raoul Bellanova (Itália), Romain Correia (Portugal), Davide Betella (Itália) e Rúben Vinagre (Portugal), pelos meias Mickael Cuisance (França), Florentino Luís (Portugal) e Sandro Tonali (Itália), pelos pontas João Filipe (Portugal) e Moussa Diaby (França) e pelo centroavante Vladyslav Supriaha (Ucrânia). Os ‘substitutos’ seriam o goleiro Yehvann Diouf (França), os defensores Thierry Correia (Portugal) e Trevoh Chalobah (Inglaterra), os meias Domingos Quina (Portugal), Saku Ylatupa (Finlândia) e Nicolò Zaniolo (Itália), os pontas Serhiy Buletsa (Ucrânia) e Francisco Trincão (Portugal) e o centroavante Moise Kean (Itália).