Promessa do Fluminense é convocado para a seleção sub-19 de Portugal

Considerado uma das principais promessas das categorias de base do Fluminense, o atacante Marcos Paulo voltou a ser convocado para a seleção de Portugal, desta vez da categoria sub-19, sob o comando do técnico Filipe Ramos, que disputará um torneio triangular na República Tcheca, contra Montenegro e a equipe da casa.

Marcos Paulo com a camisa portuguesa (Foto: FPF)

Com apenas 17 anos de idade (nasceu a 1º de fevereiro de 2001), com contrato até junho de 2020 e dono de uma multa rescisória de 45 milhões de euros, o jogador já havia sido chamado pelo técnico Rui Bento para um período de treinos da seleção sub-18 portuguesa.

Como seu avô materno é português, Marcos Paulo tem o passaporte europeu, porém já defendeu as seleções sub-17 e sub-18 do Brasil. Segundo a norma atual da Fifa, ele terá até os 18 anos para escolher qual país vai querer defender no futuro.

Até o técnico Marcelo Oliveira, que comanda os profissionais do Flu, já está com seus olhos sobre ele. Marcos Paulo iniciou o ano no sub-17, onde foi vice-campeão da Taça BH e marcou cinco gols em cinco jogos disputados. Hoje, treina com os profissionais e integra a equipe que chegou às semifinais do Campeonato Brasileiro Sub-20.

— Ele é muito focado. Tem muita vontade de fazer sucesso. Não é um finalizador nato. É mais de dar assistências, criar jogadas. E está conseguindo aprimorar as finalizações agora que treina no profissional. Tem passe diferente. E quando faz o giro ou dribla mostra muita imprevisibilidade. Pode jogar tanto de 9 quanto de meia — disse o coordenador-técnico da base tricolor, Marcelo Veiga.

Fora de campo, superação é a sua palavra-chave. Sua mãe, Paula, foi vítima de um atropelamento e teve um dos braços amputados. Já o pai, Marcos Aurélio, teve poliomielite e hoje é paraplégico.

— O meu avô fez sempre questão de me falar muito de Portugal, sobretudo da história enorme do país. Isso despertou obviamente em mim uma grande vontade de saber mais, de informar-me, e quando lhe disse que tinha sido convocado ele ficou muito feliz. Conversamos muito e disse-me para honrar esta camisa. O Deco jogou no Fluminense, não consegui conhecê-lo mas lembro-me bem de o ver jogar e sei que representou muito bem Portugal. Claro que também tenho grandes memórias do Pepe, tanto pelo Real Madrid como pela seleção portuguesa — revelou Marcos Paulo, em entrevista ao site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.

Deixe sua opinião

Loading...