Ranking DaBase: Cuiabá entra no Top-3 do Centro-Oeste

Único site do país com cobertura nacional e internacional sobre futebol de base, o Portal Brazuca apresenta o mais completo ranking das categorias de base dos clubes brasileiros.
O Ranking DaBase, criado em 2016, é o único levantamento de performance das categorias de base no Brasil. Ele mede o desempenho de clubes em torneios oficiais, destacando os maiores formadores de talentos.
Além de servir como termômetro para o cenário do futebol de base brasileiro, o ranking também impulsiona a visibilidade e valorização dos jovens atletas e profissionais deste ecossistema, influenciando contratações e novos investimentos nas categorias de formação.
São mais de 200 campeonatos de base contabilizados no levantamento. Levam-se em conta todos os Estaduais disputados no Brasil, catalogados nos sites oficiais de cada Federação, do sub-11 ao sub-21, assim como as copas, além do Brasileiro de Aspirantes e as competições regionais e nacionais.

Levando-se em consideração apenas os clubes da Região Centro-Oeste, o Estado de Goiás se sobressai, com os dois primeiros colocados e o Goiás Esporte Clube tranquilo na ponta, único com mais de 600 pontos. No entanto, o Cuiabá, campeão estadual em todas as categorias no ano passado, ultrapassou o Vila Nova e agora está em terceiro lugar, atrás também do Atlético Goianiense.
Ao todo são 81 associações que conseguiram pontuar desde 2016 (sete a mais que na última atualização). Confira o ranking atualizado da Região Centro-Oeste:
- Goiás-GO = 640;
- Atlético-GO = 512;
- Cuiabá-MT = 388;
- Vila Nova-GO = 377;
- Real Brasília-DF = 173;
- Legião-DF = 138;
- Trindade-GO = 125;
- Capital-TO = 122;
- Gama-DF = 111;
- Náutico-MS = 99;
- Grêmio Santo Antonio-MS e União-MT = 94;
- Mixto-MT = 77
- Seduc-MS = 74;
- União ABC-MS = 68;
- Ceilândia-DF = 64;
- Brasília-DF = 60;
- Sete de Setembro-MS = 52;
- Canaã-DF = 49;
- Operário FC Ltda-MT e Serc-MS = 47;
- Corumbaense-MS, Luverdense-MT e Operário-MS = 43;
- Aparecida-GO, Cena-MS e Comercial-MS = 39;
- São Luiz-GO = 37;
- Costa Rica-MS, Formosa-DF, Ismaily-MS, Novo-MS = 34;
- Academia-MT, Aquidauanense-MS, Capital-DF, Dom Bosco-MT, Operário Caarapoense-MS, Paranoá-DF e Sorriso-MT = 30;
- CEOV-MT = 28;
- Araguaia-MT e Sinop-MT = 26;
- Aragoiânia-GO, Guaicurus-MS, Planaltina-DF, Portuguesa-MS, Samambaia-DF, Sport Sinop-MT e URSO-MS = 17;
- Águas Claras-DF = 14;
- Ação-MT, AEFA-MS, Águia Negra-MS, Atlético-MT, Bela Vista-GO, Brasiliense-DF, Ceilandense-DF, Cruzeiro-DF, Dourados-MS, Guaraense-DF, Império-GO, Ivinhema-MS, Juara-MT, Maringá/BFA-DF, Nova Mutum-MT, Ovel-GO, Taguatinga-DF e Vila Aurora-MT = 13;
- Abadiânia-GO, Alto Padrão-GO, Anapolina-GO, Aparecidense-GO, Campinas-GO, CEWG-GO, Desportivo Real-GO, Hidrolandense-GO, Olímpio-GO, Poconé-MT, Santa Cruz-GO e Vianópolis-GO = 11;
- Instituto Set-GO = 10.
Clique aqui e confira o RANKING DABASE NACIONAL, que contempla todas as agremiações que pontuaram de 2016 até aqui. Para saber e entender os critérios de pontuação, clique aqui.