Veja como foi a campanha do Aliança no Alagoano Sub-20
Consolidado no cenário estadual e regional do futebol de base, o Desportivo Aliança repetiu a boa campanha no Alagoano Sub-20 deste ano. Com um futebol ofensivo, defesa forte e revelações da defesa ao ataque, o time ampliou ainda mais as expectativas para a temporada 2023.
Após alcançar as semifinais em 2021, o clube voltou a ficar entre os quatro melhores com um desempenho forte. A equipe fechou a primeira fase como terceiro colocado geral, na vice-liderança do Grupo B, atrás apenas do campeão CSA.
Após eliminar o CSE com uma vitória por 2 a 0 nas quartas de final, o Aliança começou bem a disputa das semis diante do CSA, algoz da fase de grupos. Na ida, vitória por 1 a 0; na volta, em um duelo marcado pela reclamação contra a arbitragem, o time foi derrotado por 3 a 1. Na final, o CSA levou a taça após superar o Cruzeiro-AL.
Na opinião de Rommel Vieira, que comandou o Aliança na temporada, mas deixou o clube nas últimas semanas, a campanha no Estadual foi satisfatória. Ele falou com exclusividade ao DaBase.com.br.
“Minha avaliação da campanha no Alagoano foi de boa para muito boa, devido ao pouco tempo de preparação e mudança no local de treinos. Melhoramos a equipe na reta final da fase de classificação, ficamos em 3º no geral. Enfrentamos o campeão, vencemos na ida das semifinais, mas fomos prejudicados pela arbitragem na volta, sem tirar o mérito do adversário. Mas nossa participação foi boa, chegamos à mesma fase do ano passado, com mais estrutura e investimento. Acredito que vamos colocar mais atletas no profissional esse ano” – Rommel Vieira.
Entre os destaques, é notável o bom desempenho do coletivo. A campanha da equipe consagrou jogadores de defesa e ataque, além de um dos vice-artilheiros do Estadual, Pedrinho, com sete gols. Nomes como do lateral-direito Júlio, do lateral-esquerdo Wallace Gugu, do volante e zagueiro Marcus, do jovem zagueiro Fábio, nascido em 2006, e do meia Lucas, além do goleador da equipe, chamaram muita a atenção.
Para Rommel, o desempenho de todos os setores da equipe e o futebol coletivo e ofensivo apresentado durante o torneio foram as principais qualidades da equipe. Ele também já projetou a promoção de atletas ao profissional para a disputa do Estadual de 2023.
“O que empolgou no desempenho da equipe foi a forma coesa no encaixe dos setores. Tivemos um ataque muito produtivo, com muitos gols, tivemos o vice-artilheiro, Pedrinho, os laterais chegando à área adversária toda hora, uma defesa sólida, viemos a sofrer gols nas semifinais, fora isso só fomos vazados em dois de sete jogos. A equipe esteve bem coordenada na parte defensiva, com seus balanços, sem falhas, e nossa parte ofensiva”, elogiou.
“Em relação ao Estadual de 2023, foi passado um relatório para a diretoria com os atletas que têm potencial para compor o grupo e três a quatro brigando pela titularidade”, completou o ex-treinador.
Veja dados da campanha
- 7 vitórias
- 2 derrotas
- 19 gols marcados
- 7 gols sofridos
- 77,8% de aproveitamento
Os jogos
1ª fase
- Sport MDO 1×4 Aliança
- Aliança 0x3 CSA
- Aliança 6×0 CEO
- Guarany-AL 0x1 Aliança
- Dínamo-AL 0x1 Aliança
- Aliança 3×0 Miguelense
Quartas de Final
- Aliança 2×0 CSE
Semifinais
- Aliança 1×0 CSA
- CSA 3×1 Aliança
Os artilheiros
7 gols
- Pedrinho – atacante – 20 anos
2 gols
- Evinho -atacante – 20 anos
- Júlio – lateral-direito – 18 anos
- Lucas – meia – 20 anos
Destaques individuais