Carlos Anunciação, do Cruzeiro, defende abordagem multidisciplinar no futebol de base
Durante uma entrevista exclusiva ao DaBase Cast, realizada na DaniCup Salvador 2024, Carlos Anunciação, coordenador de captação do Cruzeiro/MG, trouxe uma reflexão contundente sobre a importância de uma abordagem multidisciplinar no futebol de base. Falando diretamente a Jiovani Soeiro, Anunciação destacou que o sucesso de um atleta não depende apenas do que acontece dentro das quatro linhas.
“Hoje, todas as grandes equipes têm que ter uma equipe multidisciplinar. Não é só o campo, você tem que dar importância à ciência social, à psicóloga, à fisioterapeuta, à pedagoga, além do auxiliar técnico, técnico preparador de goleiro, preparador físico. Hoje, o leque é muito grande e o garoto tem que estar cercado desses bons profissionais.”
Para Anunciação, essa rede de suporte é essencial para o desenvolvimento integral dos jovens atletas. “Se essa equipe multidisciplinar não funcionar, prejudica o desenvolvimento de um grande atleta. Nós já vimos grandes meninos com talento não seguirem em frente.”
O coordenador reforçou que o papel dos clubes vai além de ensinar fundamentos técnicos e táticos. “Porque nós somos formadores de talento. Se você não oferecer para ele uma condição para ele decolar e ficar devendo alguma coisa, com certeza atrapalha. E o garoto tem que estar bem amparado.”
Além disso, Anunciação destacou a importância do apoio familiar e das relações humanas dentro do clube. “O clube não tem que falar só de futebol. O extracampo, aproximação, bom relacionamento da família é fundamental.”
Para mais conteúdos exclusivos sobre a DaniCup Salvador 2024, acompanhe o Portal Brazuca também nas redes sociais, sua conexão direta com o universo do futebol de base.