Conheça a história de superação de Gabriel Mec, o talento do Grêmio que driblou a fome e a falta de moradia

De Campos dos Goytacazes para o mundo. Aos 17 anos, o jovem Gabriel Mec vive um dos capítulos mais emocionantes de sua trajetória. O garoto que quase morou nas ruas hoje veste a camisa da Seleção Brasileira Sub-17 e marcou um dos gols na goleada por 7 a 0 sobre Honduras, nesta terça-feira (4), no Catar, pela estreia do Mundial da categoria.
Apontado pelo jornal britânico The Guardian como uma das maiores promessas do futebol mundial, o meia-atacante do Grêmio já desperta o interesse de gigantes europeus, como Chelsea e Shakhtar Donetsk, com sondagens na casa dos R$ 100 milhões.

Mas por trás do brilho em campo, há uma história de luta e fé. Segundo reportagem do UOL, Gabriel deixou Campos ainda criança, em 2018, e se mudou com a mãe, Ana Márcia de Carvalho, para Porto Alegre, em busca do sonho de se tornar jogador. Mãe e filho viveram em uma pensão com mais de 60 pessoas, enfrentando momentos de fome e quase sendo despejados.
A situação piorou durante a pandemia, quando o pai de Gabriel, Robson Macedo, perdeu o emprego e a família ficou sem ter o que comer. Foi a solidariedade de torcedores do Grêmio e de vizinhos que os impediu de viver nas ruas.

Com o tempo, o talento do garoto falou mais alto. Desde 2021, ele conta com acompanhamento profissional e se transformou em uma das grandes joias da base gremista. Hoje, Gabriel cumpre a promessa que fazia à mãe nos tempos difíceis: “calma, mãe, eu ainda vou mudar nossa vida.”
E mudou. Agora, o menino que um dia sonhou em ter uma bola e um prato de comida, faz o mundo olhar para ele e para a força da sua história.
Mec volta a campo com a Seleção Brasileira Sub-17 contra a Indonésia, nesta sexta-feira (7), às 12h45 (horário de Brasília), no complexo esportivo Aspire Zone, em Doha, no Catar, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.







