Flamengo goleia o Botafogo e é campeão do Carioca Sub-20
O Flamengo é campeão do Campeonato Carioca Sub-20 de 2015. Neste domingo (16), o Rubro-Negro goleou o Botafogo por 5 a 2, tirou a diferença dos 3 a 2 levados na primeira partida e não precisou de mais um jogo para garantir a taça, já que havia vencido o primeiro turno da competição. O duelo aconteceu no Engenhão e o destaque ficou por conta do artilheiro do Urubu, Douglas Baggio, que marcou dois gols.
O jogo
Precisando vencer o Botafogo por dois ou mais gols de diferença para não ter que fazer mais uma partida no torneio, o Flamengo começou o jogo indo para cima e abriu o placar aos 22 minutos da etapa inicial. Matheus Sávio lançou Thiago Santos em profundidade e o camisa 11 não desperdiçou. O empate do alvinegro veio no final do primeiro tempo, com Ribamar, de cabeça, após cobrança de falta.
Contudo, foi na segunda etapa que brilhou a estrela de Douglas Baggio. De pênalti, após o árbitro sinalizar mão do defensor do Botafogo dentro da área, ele marcou o segundo do Fla e o seu primeiro na partida. Ainda antes dos 30, pouco tempo depois de ter balançado as redes, Baggio apareceu bem novamente. Após tabelar com Cafu, ele saiu em condições e bateu o goleiro adversário mais uma vez: 3 a 1.
Aos 31 minutos, Marquinhos recebeu pela direita e também deixou o dele. Era o quarto. Logo em seguida, Paulo Ricardo girou bem e diminuiu para o Fogão, que sofreu um duro golpe com a expulsão do volante Arruda. O título flamenguista foi sacramentado por Paquetá, que aproveitou um vacilo da defesa alvinegra e fez o quinto nos minutos finais do confronto.
A festa rubro-negra só não foi mais bonita porque, após o apito final, uma confusão causou tumulto dentro de campo. Segundo matéria publicada pelo Globoesporte.com, inconformado com a arbitragem, um membro da comissão técnica do Botafogo deu um soco na barriga do juiz da partida como forma de reclamação. Já o capitão da equipe, Rabello, ainda de acordo com a publicação, também se irritou e acusou o árbitro: “a bola não bateu na mão. A decisão foi sua. Acabou com meu trabalho. Você é flamenguista”, disse, referindo-se ao lance do pênalti.
Emocionado ao lembrar da volta do clube, o técnico da garotada da Gávea elogiou o grupo. “Muito feliz em conquistar os dois turnos. Estou muito feliz com o trabalho. Esse grupo adora trabalhar. Com o brilho coletivo naturalmente vai sair o brilho individual. Eu queria muito esse título. Desde a minha volta, em 2012, sonhava com ele, apesar de saber que não é a conquista que faz a base. É gratificante ver um Jajá e um Jorge no profissional”, disse.
Alegria de um, tristeza de outros. Após receber pancada dentro de campo, o lateral-esquerdo do Botafogo, Yuri, saiu mancando. Ao chegar no banco de reservas chorando, foi orientado a ir para o vestiário, pois havia sido constatada uma entorse no joelho esquerdo. O atleta deixou o gramado de muletas.