Inter de Milão traz projeto para formar jovens técnicos e jogadores com filosofia do clube ao Brasil
Ex-capitão e jogador que mais vestiu a camisa da Inter de Milão na história, o argentino Javier Zanetti está no Brasil, mas não a passeio. Ele é um dos responsáveis pela criação de um projeto que trata da formação de jovens técnicos e jogadores no mundo inteiro: o “Inter Academy”, que busca implantar a “filosofia nerazzurri” nos futuros profissionais para crescerem entendendo como o clube italiano funciona.
O projeto já funciona em países como Japão, China, Estados Unidos e Arábia Saudita. O Brasil será o quinto, onde 400 treinadores serão envolvidos e 8 mil jovens atletas entre as idades de 6 a 17 anos, distribuídos em 27 escolinhas pelo país serão formados.
Segundo o diretor técnico do projeto, Marco Monti, a ideia é não tirar as promessas do seu ambiente social e familiar, formando-as em seus próprios meios e adequando a metodologia de treinos e formação das categorias de base da Inter.
“O que torna único esse projeto é o fato de termos um dos nossos treinadores em cada uma das localizações, de forma a promover o desenvolvimento dos jovens no seu ambiente social e coordenar a metodologia de treino”, disse de acordo com matéria publicada pelo Globoesporte.com.
Zanetti, por sua vez, negou que a Internazionale esteja preocupada com os métodos dos técnicos brasileiros, embora alguns deles sejam criticados pela falta de conceitos táticos.