Minas Icesp-DF e Vitória investem em categorias de base feminina
Finalistas da Série A-2 do Campeonato Brasileiro Feminino, Minas Icesp-DF e Vitória-BA tem algo a mais em comum do que a disputa pelo título da competição. Os dois se preocupam com o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil e possuem categorias de base em seus clubes.
– O nosso time é caseiro. Em Brasília se fomenta muito o futebol feminino. Quando começamos o projeto, nossa conversa foi essa, de trabalhar a base para, quando desenvolver, termos uma base já formada, com as meninas tendo crescido com o trabalho aqui dentro, sem vícios. Esse era o objetivo e está acontecendo – disse Singol Santos, técnico do Minas Icesp-DF.
Presidente do Minas, Nayeri Albuquerque explica sobre o desenvolvimento da modalidade na capital do país e ressalta a importância de ter todas as jogadoras do elenco sendo do Distrito Federal.
– Conquistamos o acesso e foi algo até inesperado, porque nosso projeto é novo, iniciado em 2012. A nossa categoria de base hoje trabalha mais com o futsal. No próximo semestre vamos integrar ainda mais os dois (futsal e futebol de campo), porque vimos a necessidade de ter um trabalho de base em Brasília, já que existem muitas jogadoras e uma procura muito grande. Vamos integrar para que a gente possa dar seguimento no projeto para os próximos anos. Estamos com nossas atletas todas sendo de Brasília, a gente preferiu dar prioridade para elas. Claro que, conquistando o acesso, devemos ter alguns reforços pontuais para 2019. Mas vamos permanecer com a metodologia de dar valor às nossas meninas de Brasília – explicou Nayeri.
A base do Vitória também é bem trabalhada no clube, com as jovens jogadoras participando de treinos com o grupo principal e, também, atuando nas partidas disputadas no Barradão como gandulas.
– Nós temos aproximadamente 30 meninas na divisão de base, entre 15 e 18 anos. Era uma ideia da diretoria e, quando eu vim para cá, também pensava em trabalhar nesse contexto. Isso está sendo de suma importância e acredito que, se a gente seguir trabalhando com elas já fazendo parte de tudo, vão admirar e vivenciar ainda mais, vendo que é possível chegar lá. Elas sempre fazem parte do treinamento e, como o nosso elenco do profissional é reduzido, elas completam e são inseridas no processo. Já para o Estadual ou se houver Copa do Nordeste, estamos pensando em inserir algumas atletas nesse processo para ajudar em uma formação ainda melhor – explicou Lucas Grillo, comandante do Leão, que também é responsável pela equipe da base.
Com o acesso garantido para a elite do Campeonato Brasileiro Feminino, Minas Icesp e Vitória disputam agora o título da Série A-2. Após empatarem em 2 a 2 no primeiro jogo, as equipes voltam a se enfrentar na quinta-feira (12), às 15h, no Abadião, em Ceilândia (DF).
Fonte: www.cbf.com.br