Um zagueiro trabalhador: conheça a história de Léo Zonta, joia da base do Figueirense
O esforço e o trabalho diário podem trazer muita recompensa. Com essa mentalidade e uma evolução impressionante, Léo Zonta vem colhendo os frutos do que planta desde que chegou ao Figueirense. O zagueiro, tido como joia da base, é um dos grandes nomes da posição no futebol catarinense.
Nascido em fevereiro de 2005, em Palotina, interior do Paraná, ele passou por quatro clubes, enfrentou os problemas da pandemia e superou a pouca idade para se colocar entre os destaques da base do Furacão do Estreito Tudo isso, claro, graças ao trabalho e a família.
Essa história começou há muitos anos, mais precisamente em 2009. Até hoje, Léo lembra dos seus quatro anos de idade, quando deu seus primeiros chutes nos treinos do Colégio Posialfa.
Foram muitos aprendizados e trabalho duro até chegar ao Joinville, em 2019. Sua primeira oportunidade em um clube profissional foi bem aproveitada e, na temporada seguinte, o zagueiro foi contratado pelo Coritiba para atuar na categoria sub-15.
No entanto, a pandemia frustrou seus planos. Após conquistar um título estadual, o clube paranaense precisou dispensar dezenas de atletas, entre eles, Léo Zonta. Com isso, o defensor precisou esperar – e trabalhar – por mais um ano até passar em testes no Atlético-GO, em 2021.
Após um ano na base do Dragão e um vice-campeonato goiano sub-17, ele chegou ao Figueirense, onde rapidamente chamou a atenção pela estatua e perfil. Com 1.94m de altura, Léo Zonta se destacou pelo time sub-17 e alçou um voo direto para o time profissional.
O zagueiro foi relacionado para o duelo diante da Chapecoense, pelo Catarinense, ficando no banco durante os 90 minutos. Em entrevista exclusiva ao DaBase.con.br, ele comentou que viveu seu melhor momento da carreira neste período e destacou o aprendizado com os companheiros.
“O melhor momento até agora foi o começo deste ano, onde tive a oportunidade de estar junto com o elenco profissional. Só acrescentou para mim, pude aprender um pouco mais, sendo um dos mais novos do grupo. Eu gostei muito, aproveitei cada momento, busquei sempre aprender um pouco com cada um do elenco. Essa oportunidade só me fez crescer como atleta e pessoa” – Léo Zonta.
As qualidades de Léo Zonta foram vistas pelo departamento profissional, que o vê como uma joia da base. Treinador do time sub-20 e responsável pela evolução no dia a dia, Jhonatas Reis falou com o DaBase.com.br e apontou suas características dentro e fora de campo.
“Dentro de campo, ele tem uma característica defensiva agressiva nos duelos, taticamente o entendimento de jogo é um dos fatores positivos, tem bola aérea ofensiva e defensiva muito boas. Fora de campo, é realmente um atleta, se cuida, descansa, é estudioso e muito educado” – Jhonatas Reis.
“A temporada dele é muito boa, está no primeiro ano de sub-20 como titular, demonstrando evolução e muita dedicação ao aprendizado e melhora de sua performance. A projeção é pensar no retorno ao profissional. Tomamos todos os cuidados para que essa transição possa ser bem feita, pensando sempre no desempenho dentro do clube”, completou o treinador.
Agora, o foco é na sequência da temporada. O Figueirense ocupa a terceira posição do Catarinense Sub-20 após nove rodadas, com quinze pontos. Titular em seis partidas, Zonta quer manter o time no topo rumo às fases finais do Estadual.
“Minha temporada vem sendo boa, estou tendo várias oportunidades e venho fazendo bons jogos, onde sou o mais novo do time titular. O nosso time em si está indo bem, estamos no topo da tabela e sempre buscando mais”, avaliou.
O trabalho e os exemplos vêm de casa. O zagueiro, que se espelha em Cristiano Ronaldo pela dedicação à profissão, tem o futebol no sangue, já que o pai e o tio jogaram até os 18 anos de idade. E é justamente a família, grande alicerce da sua carreira, sua grande inspiração.
“Me espelho bastante no Cristiano Ronaldo, pela dedicação e foco que ele tem. Ele mostrou que se você trabalhar todo dia, você consegue realizar seus sonhos. Minhas maiores inspirações são meu pai e minha mãe, porque eu sei o quanto eles se dedicam e trabalham, sempre estão ao meu lado me ajudando. Meu maior sonho é poder ajudar a minha família, conquistar minhas coisas e tendo eles do meu lado”, concluiu.