Confira o Guia DaBase da Copa São Paulo 2023
2023 começará com a tradição anual do maior torneio de futebol de base do Brasil! A Copa São Paulo de Futebol Júnior vai para a sua 53ª edição reunindo 128 clubes de todos os estados do país, muitas histórias, esperança e talento nos gramados do estado paulista.
A Copinha retornou em 2022 após um ano de ausência, devido à pandemia da COVID-19. Nesta temporada, a disputa manterá o formato tradicional dos últimos anos, com 128 equipes dos 26 estados e do Distrito Federal, com sedes por todo o estado de São Paulo. Confira as datas:
Primeira Fase: 02 a 11 de janeiro
Segunda Fase: 12 e 13 de janeiro
Terceira Fase: 14 e 15 de janeiro
Oitavas de Final: 16 e 17 de janeiro
Quartas de Final: 18 a 20 de janeiro
Semifinais: 21 e 22 de janeiro
Final: 25 de janeiro
Formato de disputa
A Copa São Paulo de 2023 manterá o formato das últimas edições. São 128 clubes divididos em 32 sedes, com grupos de quatro times cada. As equipes duelam entre si, dentro das chaves, com os dois primeiros colocados avançando ao mata-mata.
As fases seguintes serão disputadas em duelos únicos, com cruzamentos entre os grupos subsequentes. Em caso de empate no tempo normal, as decisões dos classificados vão para os pênaltis.
Grupos e Sedes
Grupo 1 (Tanabi): Náutico-PE, Portuguesa-SP, Real Ariquemes-RO e Tanabi-SP;
Grupo 2 (Bálsamo): Chapecoense-SC, Inter de Minas-MG, Mirassol-SP e União ABC-MS;
Grupo 3 (Rio Preto): Juazeirense-BA, Palmeiras-SP, Rio Preto-SP e Santana-AP (desistiu);
Grupo 1 (Rio Preto): Atlético-GO, Botafogo-SP, Itabaiana-SE e Sampaio Corrêa-MA;
Grupo 5 (Jaú): Aparecidense-GO, Flamengo-RJ, Floresta-CE e XV de Jaú-SP;
Grupo 6 (Catanduva): América-RN, Avaí-SC, Catanduva-SP e Ceilândia-DF;
Grupo 7 (Barretos): Athletico-PR, Barretos-SP, Picos-PI e São Bento-SP;
Grupo 8 (Franca): Cruzeiro-AL, Francana-SP, Grêmio-RS e Guarani-SP;
Grupo 9 (Tupã): Cuiabá-MT, Parauapebas-PA, Tupã-SP e Velo Clube-SP;
Grupo 10 (Penápolis): Capivariano-SP, Comercial-MS, Cruzeiro-MG e Penapolense-SP;
Grupo 11 (Cravinhos): Comercial RP-SP, Inter de Limeira-SP, Sport-PE e Volta Redonda-RJ;
Grupo 12 (Araraquara): Corinthians-SP, Fast Clube-AM, Ferroviária-SP e Zumbi-AL;
Grupo 13 (Guaratinguetá): Atlético Guaratinguetá-SP, Gama-DF, Goiás-GO e Pague Menos/Tirol-CE;
Grupo 14 (Taubaté): Fluminense-RJ, Imperatriz-MA, Porto Vitória-ES e Taubaté-SP;
Grupo 15 (Suzano): Figueirense-SC, Novorizontino-SP, União Suzano-SP e Vitória da Conquista-BA;
Grupo 16 (Guarulhos): Coritiba-PR, Flamengo-SP, Guarulhos-SP e São José-RS;
Grupo 17 (Marília): CSP-PB, Marília-SP, Porto Velho-RO e São Paulo-SP;
Grupo 18 (Assis): América-MG, Ponte Preta-SP, Retrô-PE e Vocem-SP;
Grupo 19 (São Carlos): Botafogo-RJ, Grêmio São-Carlense-SP, Pinheirense-PA e São Carlos-SP;
Grupo 20 (Leme): ABC-RN, Lemense-SP, Maringá-PR e Red Bull Bragantino-SP;
Grupo 21 (Porto Feliz): CRB-AL, Camboriú-SC, Desportivo Brasil-SP e Ituano-SP;
Grupo 22 (Alumínio): Ceará-CE, Madureira-RJ, Rio Claro-SP e Sharjah Brasil-SP;
Grupo 23 (Santana de Parnaíba): Aster Brasil-ES, Paraná Clube-PR, SKA Brasil-SP e Vitória-BA;
Grupo 24 (Barueri): Fluminense-PI, Internacional-RS, Oeste-SP e Rosário Central-SE;
Grupo 25 (São Bernardo do Campo): Bahia-BA, CSA-AL, EC São Bernardo-SP e Operário-PR;
Grupo 26 (Santo André): Falcon-SE, Santo André-SP, Santos-SP e São Raimundo-RR;
Grupo 27 (Diadema): Água Santa-SP, Atlético-MG, Galvez-AC e Mixto-MT;
Grupo 28 (Mauá): Mauá-SP, Mauaense-SP, Nova Iguaçu-RJ e Vila Nova-GO;
Grupo 29 (Osasco): Audax-SP, Capital-TO, Hercílio Luz e Vasco-RJ;
Grupo 30 (São Paulo): Botafogo-PB, Canaã-BA, Ibrachina-SP e Santa Cruz-PE;
Grupo 31 (São Paulo): Fortaleza-CE, Juventus-SP, Remo-PA e São Caetano-SP;
Grupo 32 (São Paulo): Alecrim-RN, Juventude-RS, Nacional-SP e XV de Piracicaba-SP;
Histórico
A Copa São Paulo vai para a sua 53ª edição mantendo a tradição de unir times de todos os estados brasileiros no estado de São Paulo durante pouco mais de três semanas. A competição começa com o atual campeão Palmeiras mirando o bicampeonato, após quebrar o tabu e levantar sua primeira taça em 2022.
O Corinthians é omaior campeão do torneio, com dez taças, e também com mais finais, 18 ao todo. Na sequência, vêm Fluminense e Internacional, com cinco conquistas cada, Flamengo e São Paulo, com quatro, Atlético-MG e Santos, com três. Todos eles disputam a competição neste ano.
O interior de São Paulo aparece na lista de clubes com dois títulos, além da tradição da capital. Nacional-SP, Ponte Preta e Portuguesa, com duas taças cada, Por fim, com um título cada, vêm Cruzeiro, Vasco, Guarani-SP, Juventus-SP, Palmeiras, América-SP, América-MG, Paulista, Roma Barueri, Figueirense, Grêmio, Marília e Santo André.
Confira o Guia completo
GRUPO 1
Náutico-PE
Destaque: Cauê, volante, 19 anos
Técnico: Filipe Mattos
Histórico: Presença constante na Copinha, o Timbu parou na segunda fase da última edição. Sua melhor campanha foi em 2017, quando alcançou a terceira fase.
Momento: O Náutico teve um 2022 regular na base, apesar da queda para a Série C no time profissional. Após a queda na segunda fase da Copinha, a equipe foi vice-campeã estadual, perdendo a final para o Sport, e caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Ceará, nos pênaltis. Foram treze vitórias, um empate e sete derrotas, 48 gols marcados e 20 sofridos.
Ranking DaBase: 38º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Portuguesa-SP
Destaque: Paraizo, atacante, 20 anos
Técnico: Alan Dotti
Histórico: A Lusa é um dos times com mais tradição no torneio. O clube foi campeão em 1991 e 2002, vice em 1974 e semifinalista em 1979, 1989, 1993 e 2018, ano de sua última grande participação. Em 2022, a queda veio na terceira fase, diante do Internacional.
Momento: Em um ano de recuperação no time profissional, o sub-20 da Portuguesa também fez bonito. Após a queda na Copa São Paulo, o grupo fez uma grande campanha no Paulistão, eliminando o então pentacampeão Palmeiras nas quartas, mas parando diante do Santos nas semifinais. Foram, ao todo, 14 vitórias, nove empates e oito derrotas, 50 gols a favor e 36 contra.
Ranking DaBase: 212º colocada
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Real Ariquemes-RO
Destaque: Allysson, atacante, 20 anos
Técnico: Anderson Kazito
Histórico: O Furacão vai para a sua terceira participação na Copinha após estrear em 2019 e jogar em 2022. Em ambos os anos, o time não superou a primeira fase, mas venceu uma partida em cada disputa.
Momento: O Real Ariquemes vem se destacando no cenário estadual nas últimas temporadas. Após a queda na Copa São Paulo, a equipe conquistou o bicampeonato rondoniense da categoria, batendo o Porto Velho na final, além de chegar às oitavas da Copa do Brasil Sub-20. Em 2022, foram nove vitórias, um empate e seis derrotas, 31 gols marcados e 17 sofridos.
Ranking DaBase: 66º colocado
Projeção: Azarão
Tanabi-SP
Destaque: Alan, atacante, 19 anos
Técnico: Jorge Saran
Histórico: Com participações frequentes desde a década passada, o Índio do Noroeste tenta avançar à segunda fase e superar suas melhores campanhas recentes, alcançadas em 2016 e 2020, quando o time caiu no primeiro mata-mata.
Momento: O Tanabi disputou a Copa São Paulo e o Paulistão Sub-20 em 2022, com resultados distintos. Na Copinha, caiu na primeira fase; no Estadual, a equipe chegou à segunda fase, mas não manteve o embalo. Foram dez vitórias, três empates e seis derrotas no ano, com 27 gols a favor e 19 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
GRUPO 2
Chapecoense-SC
Destaque: Lucas Alves, atacante, 20 anos
Técnico: Giovani Rigotti
Histórico: Ausente da última edição da Copinha, o Verdão do Oeste acumula boas campanhas em pouco tempo de participação. O clube tem, como seu melhor desempenho, a chegada às quartas de final em 2017.
Momento: A Chape evoluiu durante o ano e fechou 022 com chave de ouro. Após as quedas nas quartas de final da Copa SC e na primeira fase do Brasileirão – sem vencer nenhum jogo -, a equipe conquistou o Catarinense da categoria. Foram, ao todo, 19 vitórias, sete empates e oito derrotas, com 70 gols anotados e 44 sofridos.
Ranking DaBase: 26º colocada
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Inter de Minas-MG
Destaque: Lázaro, meia, 18 anos
Técnico: Fabiano Braz
Histórico: O clube fará sua estreia na Copinha.
Momento: Fundada em 2014, a Inter de Minas viveu seu melhor ano em termos de resultados esportivos. A equipe alcançou as semifinais do Mineiro Sub-20, ficando com o título do interior após a queda diante do campeão Cruzeiro. Foram doze vitórias, seis empates e seis derrotas, 41 gols marcados e 23 sofridos.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Mirassol-SP
Destaque: Arilton, meia, 19 anos
Técnico: Mateus Naneti
Histórico: O Leão vai para a sua 19ª Copinha, tendo disputado todas as edições desde 2011. Suas duas melhores campanhas vieram nas duas últimas participações, ficando entre os 16 melhores em 2020 e entre os oito em 2022, quando caiu diante do Santos, nas quartas de final.
Momento: O grande momento do time principal, campeão da Série C em 2022, pode ser visto nas boas campanhas da base do Mirassol. Nesta temporada, a equipe sub-20 chegou às quartas da Copa São Paulo, à terceira fase do Paulistão e caiu na primeira fase em sua estreia na Copa do Brasil da categoria. Foram, ao todo, 15 vitórias, sete empates e oito derrotas, 58 gols marcados e 35 sofridos.
Ranking DaBase: 224º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os oito melhores
União ABC-MS
Destaque: Luan, meia-atacante, 19 anos
Técnico: Toninho Mussi
Histórico: O clube vai para a sua quinta disputa de Copinha com apenas uma classificação – em 2020, quando chegou à segunda fase. Em 2022, a equipe se despediu com uma vitória e duas derrotas.
Momento: O time sub-20 do União ABC se consolidou como a principal força do estado na categoria. Em 2022, após cair na primeira fase da Copa São Paulo e da Copa do Brasil, a equipe conquistou novamente o título Sul-Mato-Grossense. Ao todo, foram quatro vitórias, um empate e três derrotas no ano, com doze gols feitos e 17 sofridos.
Ranking DaBase: 111º colocado
Projeção: Azarão
GRUPO 3
Juazeirense-BA
Destaque: Léo Bahia, volante, 19 anos
Técnico: Rodrigo Machado
Histórico: O clube fará sua estreia na Copinha.
Momento: A Juazeirense fez uma campanha marcante no Baiano da categoria, o que garantiu sua vaga na Copa São Paulo. A equipe chegou às semifinais e caindo apenas para o campeão Bahia. Foram sete vitórias, quatro empates e duas derrotas, 24 gols a favor e dez contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Palmeiras-SP
Destaque: Pedro Lima, volante, 19 anos
Técnico: Paulo Victor Gomes
Histórico: O Verdão quebrou o tabu histórico e conquistou sua primeira Copinha em 2022. Antes disso, o clube havia sido vice em 1970 e 2003 e chegado nove vezes às semifinais, tendo disputado todas as edições do torneio.
Momento: Não foi só a Copa São Paulo que fez de 2022 o ano do Palmeiras. Campeão brasileiro sub-17 e profissional, a equipe também levantou o troféu na categoria sub-20, além de ganhar a Copa do Brasil – a taça só não veio no Paulistão, no qual a equipe caiu nas quartas, diante da Portuguesa. Ao todo, foram 44 vitórias, cinco empates e seis derrotas, 145 gols marcados e 31 sofridos.
Ranking DaBase: 1º colocado
Projeção: Briga pelo título
Rio Preto-SP
Destaque: Paulo Mathias, meia-atacante, 17 anos
Técnico: Eberson Serralheiro
Histórico: Presença constante na Copinha desde 200, o Verdão ficou de fora das duas últimas edições. Suas campanhas de maior destaque foram em 2011 e 2019, quando alcançou as oitavas de final.
Momento: Desde 2019, as categorias de base do Rio Preto foram desativadas. Para esta Copa São Paulo, o clube fez uma parceria com o Projeto Revelando Talentos, que já vestiu a camisa da equipe no torneio em 2017.
Ranking DaBase: 408º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Santana-AP (desistiu)
Destaque: Felipe Fortaleza, goleiro, 17 anos
Técnico: Isac Pinheiro
Histórico: O clube vai para a sua terceira Copinha, mas sem nunca ter conseguido pontuar no torneio. O time participou em 2010 e em 2022, caindo ambas as vezes na primeira fase.
Momento: O Santana vem de um bom momento no cenário estadual de base. A equipe conquistou o bicampeonato amapaense da categoria em 2022, batendo o São Paulo na final. Além disso, houve duas quedas na primeira fase – primeiro na Copa São Paulo, depois na Copa do Brasil Sub-20. Ao todo, foram cinco vitórias e cinco derrotas, treze gols a favor e 19 contra.
Ranking DaBase: 112º colocado
Projeção: Aarão
GRUPO 4
Atlético-GO
Destaque: Samuel Nunes, atacante, 18 anos
Técnico: Augusto Fassina
Histórico: O Dragãozinho vem participando constantemente da Copinha, mas ainda busca alcançar etapas mais agudas do torneio. Suas campanhas de maior destaque foram nas duas últimas edições, parando na terceira fase.
Momento: O Atlético fez uma temporada consistente em 2022, disputando quatro torneios. Após a queda na terceira fase da Copa São Paulo, o time foi vice-campeão goiano, caiu na primeira fase do Brasileirão e conquistou a Copa Goiás da categoria. Ao todo, foram 26 vitórias, onze empates e onze derrotas, 87 gols marcados e 55 sofridos.
Ranking DaBase: 22º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Botafogo-SP
Destaque: João Costa, meia, 17 anos
Técnico: Ricardo Quantd
Histórico: O Tricolor tem larga experiência na Copinha. O clube já foi duas vezes vice-campeão, em 1983 e 2015. Recentemente, a equipe alcançou as quartas de final da edição de 2020, parando no campeão Internacional.
Momento: O Botafogo teve um ano irregular na categoria sub-20. O time caiu na primeira fase da Copa São Paulo sem vencer nenhum jogo. No Paulistão, a equipe superou a primeira fase, mas não seguiu adiante. Foram, ao todo, cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas, 21 gols a favor e 22 contra.
Ranking DaBase: 405º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
Itabaiana-SE
Destaque: Pero Henrique, volante, 19 anos
Técnico: Edmilson Santos
Histórico: O Tricolor já disputou quatro edições da Copinha, mas nunca superou a primeira fase. A equipe foi eliminada em 2003, 2005, 2013 e 2014.
Momento: A Itabaiana fez uma boa campanha no Sergipano de 2022, perdendo a final para o Falcon. O vice-campeonato veio com seis vitórias, três empates e duas derrotas, 14 gols marcados s seis sofridos.
Ranking DaBase: 198º colocado
Projeção: Azarão
Sampaio Corrêa-MA
Destaque: Matheus Santos, atacante, 18 anos
Técnico: Edson Monteiro
Histórico: A Bolívia Querida disputou três edições de Copinha neste século, entre 2015 e 2017, e volta a disputar o torneio após quatro edições. Sua melhor campanha foi em 2016, quando chegou à terceira fase.
Momento: O Sampaio Corrêa disputou apenas o Maranhense em 2022, mas mostrou sua força com um título incontestável. Com a categoria sub-19, a equipe venceu treze partidas e perdeu uma, marcou 49 gols e sofreu 16.
Ranking DaBase: 57º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
GRUPO 5
Aparecidense-GO
Destaque: Dyego, volante, 19 anos
Técnico: Rodrigo Limiro
Histórico: O Camaleão estreou na Copinha em 2022 e ficou perto da classificação, empatando em pontos com o vice-líder do grupo, Taubaté, mas caindo na primeira fase.
Momento: A Aparecidense teve um ano de eliminações precoces nos torneios que disputou. Após a queda na primeira fase da Copa São Paulo, a equipe alcançou as quartas de final do Goiano e não superou a fase inicial da Copa Goiás da categoria. Ao todo, foram dez vitórias, oito empates e nove derrotas, com 35 gols marcados e 42 gols sofridos.
Ranking DaBase: 359º colocada
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Flamengo-RJ
Destaque: Petterson, atacante, 18 anos
Técnico: Mário Jorge
Histórico: O Rubro-Negro já disputou 35 edições da Copinha e é um dos terceiros maiores campeões, co quatro títulos (1990, 2011, 2013 e 2016). Além disso, o clube chegou às semifinais em 1998.
Momento O Flamengo viveu um ano de promoção de seus principais talentos e muitos desfalques na categoria. Após cair na terceira fase da Copa São Paulo, o time não chegou às finais do Carioca, ficando com o título da Taça Rio. Nas disputas nacionais, a equipe caiu diante do Corinthians nas semifinais do Brasileirão e foi vice da Copa do Brasil, frente ao Palmeiras. Foram, ao todo, 23 vitórias, oito empates e nove derrotas, 88 gols a favor e 38 contra.
Ranking DaBase: 2º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os quatro melhores
Floresta-CE
Destaque: Davi Castro, lateral-esquerdo, 19 anos
Técnico: Raimundo Wagner
Histórico: O Lobo da Vila já disputou duas edições da Copinha, em 2017 e 2022. Em ambas, o time caiu na primeira fase, com duas vitórias em seis jogos.
Momento: Após a queda na Copa São Paulo, o Floresta viveu um ano de invencibilidade, mas queda nas semifinais do Cearense Sub-20. Foram nove vitórias, seis empates e duas derrotas no ano, 37 gols feitos e 21 sofridos.
Ranking DaBase: 34º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
XV de Jaú-SP
Destaque: Caíque, volante, 20 anos
Técnico: Ricardo Costa
Histórico: O Galo da Comarca já disputou a Copinha oito vezes, mas só superou a primeira fase em 2018, quando caiu para o Internacional, nos pênaltis.
Momento: Após ficar na primeira fase da Copa São Paulo, o XV de Jaú chegou à segunda fase do Paulistão Sub-20, da qual não superou. Foram, ao todo, sete vitórias, seis empates e seis derrotas na temporada, com 21 gols a favor e 18 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 6
América-RN
Destaque: Lucas Freitas, goleiro, 20 anos
Técnico: João Paulo
Histórico: O Alvirrubro disputou a Copinha entre 2011 e 2014, em 2018 e 2019, voltando após três anos ao torneio. O clube só superou a primeira fase uma vez, em 2011, quando parou na segunda fase.
Momento: O América disputou apenas o Potiguar Sub-20 nesta temporada, chegando à final, mas sendo derrotado pelo Alecrim. O vice-campeonato contou com três vitórias, três empates e cinco derrotas, quinze gols a favor e doze contra.
Ranking DaBase: 51º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Avaí-SC
Destaque: Gustavo Modesto, atacante, 20 anos
Técnico: Raphael Laruccia
Histórico: O Leão da Ilha já disputou 16 edições da Copinha e tem como melhor campanha as semifinais de 2009.
Momento: O Avaí viveu um ano de altos e baixos na categoria. A temporada começou com eliminação na segunda fase da Copa São Paulo e na primeira fase da Copa do Brasil. Depois, o time se reergueu e conquistou a Copa Santa Catarina, fechando 2022 com uma queda nas quartas de final do Catarinense, diante do rival Figueirense. Foram, ao todo, 17 vitórias, dez empates e quatro derrotas, 68 gols marcados e 30 sofridos.
Ranking DaBase: 15º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Catanduva-SP
Destaque: Antenor, zagueiro, 19 anos
Técnico: Ivan Canela
Histórico: O clube fará sua estreia na Copinha.
Momento: Fundado em 2017, o Catanduva vive o início do seu projeto em sua primeira Copinha. Nesta temporada, a equipe da Segunda Divisão Paulista disputou o Estadual Sub-20, mas não superou a primeira fase, com uma vitória e nove derrotas, seis gols marcados e 36 sofridos.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Ceilândia-DF
Destaque: Pedro Henrique, zagueiro, 19 anos
Técnico: Leonardo Roquete
Histórico: O Gato Preto disputou duas edições da Copinha, em 2008 e 2019, mas não conseguiu pontuar e acabou eliminado na primeira fase em ambas.
Momento: O Ceilândia viveu um ano de invencibilidade e título no Distrito Federal. A equipe disputou o Candango Sub-20 e levou a taça ao bater o Gama na final, em uma campanha com onze vitórias e dois empates, 29 gols a favor e quatro contra.
Ranking DaBase: 93º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 7
Athletico-PR
Destaque: Juninho, volante, 19 anos
Técnico: Juca Antonello
Histórico: O Furacão vai em busca do seu primeiro título da Copinha. O clube já parou na final, em 2009, quando perdeu para o Corinthians, e foi duas vezes semifinalista, em 2007 e 2012.
Momento: O Athletico viveu um ano sem títulos, mas com boas campanhas nos torneios disputados. Após a queda precoce na segunda fase da Copa São Paulo, o time foi semifinalista do Brasileirão e terminou com o vice-campeonato do Paranaense. Foram, ao todo, 24 vitórias, nove empates e oito derrotas, 83 gols marcados e 41 sofridos.
Ranking DaBase: 10º colocado
Projeção: Briga pelo título
Barretos-SP
Destaque: Gustavo Pagé, meia, 17 anos
Técnico: Wagner Campanholo
Histórico: O Touro fará a sua estreia na Copinha.
Momento: Apesar da estreia na Copa São Paulo, o Barretos vem de boa campanha em uma outra categoria. Fora do Paulistão Sub-20, o time fez boa campanha no Estadual Sub-17, alcançando a terceira fase.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Picos-PI
Destaque: Diogo Leal, goleiro, 18 anos
Técnico: Felipe Sousa
Histórico: O Zangão fará a sua estreia na Copinha
Momento: O Picos teve uma temporada curta para a categoria sub-20, mas de bons resultados. Em sete jogos, a equipe venceu cinco, empatou um e perdeu um, com 20 gols a favor e três contra, ficando com o vice-campeonato do Piauiense.
Ranking DaBase: 325º colocado
Projeção: Azarão
São Bento-SP
Destaque: Negueba, atacante, 20 anos
Técnico: Kike Andrade
Histórico: O Bentão já disputou onze edições da Copinha, mas nunca superou a terceira fase. O clube alcançou esse estágio duas vezes, em 2007 e 2010.
Momento: O São Bento participou de dois torneios em 2022 com campanhas sem muito brilho. A equipe caiu na primeira fase da Copa São Paulo e na segunda fase do Paulistão Sub-20. Foram, ao todo, seis vitórias, seis empates e sete derrotas, com 18 gols marcados e 26 sofridos.
Ranking DaBase: 387º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 8
Cruzeiro-AL
Destaque: Miqueias, atacante, 19 anos
Técnico: Edmilson Manoel
Histórico: O Estrelado fará sua estreia na Copinha.
Momento: Fundado em 2019, o Cruzeiro de Arapiraca vem subindo no cenário profissional, com títulos na Segunda Divisão Alagoana e da Copa Alagoas. Na categoria sub-20, o time foi vice-campeão estadual em 2022, somando oito vitórias, um empate e duas derrotas, 18 gols a favor e quatro contra.
Ranking DaBase: 300º colocado
Projeção: Azarão
Francana-SP
Destaque: Gustavo Lacerda, meia, 18 anos
Técnico: Luis Gustavo Viola
Histórico: A Veterana vai para a sexta Copinha vinda de suas duas melhores campanhas. O clube alcançou a segunda fase nas duas edições anteriores, em 2020 e 2022.
Momento: A Francana começou bem a temporada, alcançando sua melhor campanha na Copa São Paulo e chegando à segunda fase. Depois, o time acabou eliminado na primeira fase do Paulistão, somando, em 2022, duas vitórias, três empates e nove derrotas, dez gols feitos e 25 sofridos.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Grêmio-RS
Destaque: Kauan Kelvin, atacante, 17 aos
Técnico: Luíss Eduardo
Histórico: O Tricolor é um dos times de fora do estado de São Paulo com mais participações na Copinha, tendo fica ausente apenas sete vezes. O clube foi vice-campeão duas vezes, em 1991 e 2020, além de ter alcançado as semifinais em 173, 1983 e 2002.
Momento: O Grêmio fez um ano regular na categoria sub-20. A equipe começou a temporada caindo na terceira fase da Copa São Paulo, parou na primeira fase do Brasileirão e fechou 2022 com o vice-campeonato do Gauchão. Foram, ao todo, 18 vitórias, cinco empates e sete derrotas, 66 gols marcados e 25 sofridos.
Ranking DaBase: 3º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os quatro melhores
Guarani-SP
Destaque: Matheus Couto, meia, 19 anos
Técnico: Moisés Moura
Histórico: O Bugre já disputou a Copinha 45 vezes, com título e boas campanhas. A conquista veio em 1994, mas também houve vice-campeonato em 1985 e quatro semifinais (1972, 1997, 2000 e 2019).
Momento: O Guarani teve uma temporada regular na categoria sub-20. A equipe caiu na segunda fase da Copa São Paulo e chegou à terceira fase do Paulistão, somando, ao todo, nove vitórias, oito empates e nove derrotas, 32 gols a favor e 45 contra.
Ranking DaBase: 120º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
GRUPO 9
Cuiabá-MT
Destaque: João Maranini, zagueiro, 20 anos
Técnico: César Bueno
Histórico: O Dourado vai para a sua segunda Copinha após ter ficado fora da última edição. Sua estreia foi em 2020, quando caiu na segunda fase, diante do Corinthians.
Momento: O Cuiabá disputou apenas o Mato-Grossense Sub-20 em 2022, no qual ficou com o vice-campeonato após terminar o hexagonal final atrás do Mixto. Foram nove vitórias, um empate e uma derrota, 27 gols marcados e oito sofridos.
Ranking DaBase: 37º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
Parauapebas-PA
Destaque: Luiz Fernando Mota, atacante, 19 anos
Técnico: Alan Bahia
Histórico: O clube fará a sua estreia na Copinha.
Momento: O Parauapebas está em seu segundo ano de trabalho com as categorias de base e já colhe bons resultados. A equipe foi vice-campeã paraense sub-20 de 2021, com a fase final sendo disputada em 2022, e parou nas oitavas de final do Estadual desta temporada. Ao todo, no ano, foram sete vitórias, cinco empates e quatro derrotas, 20 gols a favor e 14 contra.
Ranking DaBase: 325º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Tupã-SP
Destaque: Matheus, atacante, 20 anos
Técnico: Jamerson Costa
Histórico: O Tricolor disputou apenas duas edições da Copinha neste século, caindo na primeira fase tanto em 2018 quanto em 2019.
Momento: Sob nova administração, o Tupã retoma suas atividades após quase dois anos. Sua última competição foi em 2020, quando disputou o Paulistão Segunda Divisão com o time principal.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Velo Clube-SP
Destaque: Fábio Linderberg, lateral-esquerdo, 19 anos
Técnico: Lúcio Borges
Histórico: Presente nas últimas quatro edições da Copinha, o Rubro Verde conseguiu alcançar a segunda fase duas vezes, em 2019 e 2022.
Momento: Fora do Paulistão Sub-20 em 2022, o Velo Clube disputou apenas a Copa São Paulo na temporada, somando duas vitórias e duas derrotas, onze gols marcados e cinco sofridos e uma queda na segunda fase, diante do Falcon-SE.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 10
Capivariano-SP
Destaque: Luiz Felipe, meia, 18 anos
Técnico: Jardel Zamberlan
Histórico: O Leão vai para a sua 13ª participação na Copinha trazendo sua melhor campanha logo no ano de estreia, em 1999, quando alcançou as quartas de final.
Momento: O Capivariano começou a temporada com uma queda na primeira fase da Copa São Paulo, mas se recuperou com o bom desempenho no Paulistão Sub-20, no qual parou na terceira fase. Foram, ao todo, doze vitórias, sete empates e seis derrotas, 52 gols marcados e 30 sofridos.
Ranking DaBase: 297º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Comercial-MS
Destaque: Marcelo, atacante, 18 anos
Técnico: Dênis Alacoque
Histórico: O Colorado vem de disputas esporádicas na Copinha neste século. Nas quatro edições que participou (2007, 2010, 2015 e 2018), o clube não superou a primeira fase.
Momento: O Comercial disputou apenas o Sul-Mato-Grossense Sub-20 nesta temporada, terminando na terceira posição. Foram duas vitórias e duas derrotas, três gols a favor e quatro contra.
Ranking DaBase: 196º colocado
Projeção: Azarão
Cruzeiro-MG
Destaque: Gui Meira, meia, 17 anos
Técnico: Fernando Seabra
Histórico: A Raposa disputou todas as edições da Copinha, sempre com boas campanhas. O clube levantou a taça em 2007, foi vice em 1996 e 2002 e semifinalista em 1976, 1998 e 2016.
Momento: O Cruzeiro teve uma temporada cheia na categoria, com campanhas regulares e título no fim. Após a queda nas quartas de final da Copa São Paulo, o time parou na primeira fase do Brasileirão, nas quaras da Copa do Brasil e levantou a taça do Mineiro Sub-20. Foram, ao todo, 28 vitórias, onze empates e oito derrotas, 111 gols feitos e 37 sofridos.
Ranking DaBase: 8º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os quatro melhores
Penapolense-SP
Destaque: Roger Ruan, atacante, 17 anos
Técnico: Jerry Adriano
Histórico: A Pantera disputou todas as edições da Copinha entre 2013 e 2020 e volta ao torneio após ficar fora em 2022. Sua melhor campanha foi em 2018, quando alcançou a terceira fase.
Momento: A Penapolense disputou apenas o Paulistão Sub-20 em 2022, mas com uma campanha de destaque. A equipe chegou à terceira fase, somando dez vitórias, quatro empates e oito derrotas, 48 gols marcados e 35 sofridos.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 11
Comercial-SP
Destaque: Gabriel Chiari, meia-atacante, 18 anos
Técnico: Juninho Nogueira
Histórico: Após estrear em 1971, o Bafo já disputou a Copinha 20 vezes. Sua melhor campanha foi em 2006, quando terminou com o vice-campeonato após perder a final para o América de Rio Preto.
Momento: O Comercial RP viveu um ano de quedas precoces na categoria. A equipe parou na primeira fase da Copa São Paulo e do Paulistão, somando quatro vitórias, três empates e seis derrotas em 2022, com 15 gols marcados e 19 sofridos.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Inter de Limeira-SP
Destaque: Vitinho, atacante, 20 anos
Técnico: Deivid Marques
Histórico: O Leão voltou a disputar a Copinha após 17 anos em 2020 e segue para a terceira participação consecutiva. Sua melhor campanha veio em 2003, ano de estreia, quando alcançou as semifinais.
Momento: A Inter de Limeira fez um ano de quedas precoces nos torneios disputados pela categoria sub-20. A equipe foi eliminada na primeira fase da Copa São Paulo e do Paulistão, com quatro vitórias, dois empates e nove derrotas, 21 gols a favor e 19 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Sport-PE
Destaque: Charles, meia, 17 anos
Técnico: Sued Lima
Histórico: Participante tradicional da Copinha, o Leão tem como suas melhores campanhas as quartas de final de 1997 e 2016, fase a qual o clube nunca superou.
Momento: O Sport começou a temporada com uma eliminação na terceira fase da Copa São Paulo, mas se recuperou em grande estilo. O time foi campeão pernambucano com 100% de aproveitamento, somando, no ano, 17 vitórias e duas derrotas, 65 gols marcados e dez sofridos.
Ranking DaBase: 14º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Volta Redonda-RJ
Destaque: Robinho, volante, 20 anos
Técnico: Marco Aurélio
Histórico: O Voltaço disputou seis vezes a Copinha, sendo cinco consecutivas. Sua melhor campanha foi em 2019, quando o clube chegou às quartas de final.
Momento: O Volta Redonda viveu uma boa temporada na categoria sub-20. Apesar da queda na primeira fase da Copa São Paulo no início do ano, o time chegou às quartas de final do Carioca e foi vice-campeão da Taça Rio, perdendo a final para o Flamengo. Foram, ao todo, sete vitórias, sete empates e seis derrotas, 32 gols marcados e 30 sofridos.
Ranking DaBase: 254º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 12
Corinthians-SP
Destaque: Arthur, atacante, 19 anos
Técnico: Danilo de Andrade
Histórico: O Timãozinho é o maior campeão da Copinha, com dez títulos, e o clube com mais finais, 18 ao todo. As taças vieram em 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e 2017.
Momento: Após um início ruim de temporada, com eliminação na terceira fase da Copa São Paulo, o Corinthians se recuperou e fez boas campanhas, batendo na trave. A equipe foi vice-campeã do Brasileirão e do Paulistão Sub-20, perdendo as finais para Palmeiras e Santos, respectivamente. Ao todo, o time somou 29 vitórias, oito empates e dez derrotas, 83 gols feitos e 30 sofridos.
Ranking DaBase: 11º colocado
Projeção: Briga pelo título
Fast Clube-AM
Destaque: Ezequiel, volante, 18 anos
Técnico: Darlan Borges
Histórico: O Tricolor disputou três edições recentes da Copinha, mas não superou a primeira fase. O clube foi eliminado em 2016, 2017 e 2022.
Momento: O Fast caiu na primeira fase da Copa São Paulo desta temporada, mas manteve a hegemonia no Amazonas com o bicampeonato estadual sub-19. A equipe somou, ao todo, oito vitórias, dois empates e três derrotas, 29 gols marcados e 18 sofridos.
Ranking DaBase: 47º colocado
Projeção: Azarão
Ferroviária-SP
Destaque: Benassi, goleiro, 19 anos
Técnico: Léo Ducci
Histórico: Presente em todas as edições da Copinha desde 2012, a Locomotiva chegou às oitavas de final em 2013 e 2014. Agora, tenta superar a barreira da terceira fase, na qual caiu em 2018, 2019 e 2022.
Momento: A Ferroviária fez uma temporada consistente na categoria sub-20. Após cair na terceira fase da Copa São Paulo, o time chegou à terceira fase do Paulistão, somando, ao todo, quinze vitórias, dez empates e quatro derrotas, 46 gols feitos e 22 sofridos.
Ranking DaBase: 306ª colocada
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
Zumbi-AL
Destaque: João Vieira, meia, 19 anos
Técnico: Beto Silva
Histórico: O Alviverde fará a sua estreia na Copinha.
Momento: Novidade na Copa São Paulo, o Zumbi conquistou sua vaga graças a uma campanha forte no Alagoano Sub-20 de 2022. O time chegou às semifinais com sete vitórias e duas derrotas, 17 gols a favor e quatro contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
GRUPO 13
Atlético Guaratinguetá-SP
Destaque: Philipe, meia, 19 anos
Técnico: Anderson Rocha
Histórico: A Coruja do Vale fará a sua estreia na Copinha.
Momento: Fundado no fim de 2021, o Atlético Guaratinguetá completa um ano de vida com o histórico nas categorias de base. O time se destacou no Paulist-17, no qual chegou à segunda fase em 2022.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Gama-DF
Destaque: Valmir Júnior, atacante, 19 anos
Técnico: Fábio Frubal
Histórico: O Gama disputou todas as edições da Copinha entre 2002 e 2007, além de ter participado em 2012, 2013 e 2015, mas caindo sempre na primeira fase. O clube voltou ao torneio em 2020, ano de sua melhor campanha recente, a qual durou até a segunda fase.
Momento: O Alviverde disputou apenas o Candango Sub-20 na temporada, ficando com o vice-campeonato após derrota na decisão para o Ceilândia. Foram oito vitórias, três empates e duas derrotas, 24 gols a favor e nove contra.
Ranking DaBase: 74º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Goiás-GO
Destaque: Gustavo Xavier, lateral-esquerdo, 18 anos
Técnico: Mário Henrique
Histórico: O Esmeraldino estreou na Copinha em 1989 e disputou todas as edições desde 1997. Suas melhores campanhas foram em 1998, quando alcançou as quartas de final, e em 2013, ano em que terminou como vice-campeão após perder a final para o Santos.
Momento: O Goiás teve uma temporada de bons números, mas sem grandes resultados nas competições da categoria. O time caiu na primeira fase da Copa São Paulo e da Copa do Brasil Sub-20, foi semifinalista do Goiano e vice-campeã da Copa Goiás, perdendo a final para o Atlético. Foram, ao todo, 20 vitórias, dez empates e seis derrotas, 70 gols marcados e 29 sofridos.
Ranking DaBase: 19º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Pague Menos/Tirol-CE
Destaque: Breno, atacante, 19 anos
Técnico: Feank Santos
Histórico: O clube fará a sua estreia na Copinha.
Momento: O Pague Menos/Tirol foi a grande novidade no cenário do futebol de base regional em 2022. O clube, fundado em 2011 e agora com o nome de Tirol, foi campeão cearense sub-20, somando doze vitórias, dois empates e duas derrotas, 50 gols marcados e dez sofridos.
Ranking DaBase: 191º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 14
Fluminense-RJ
Destaque: Arthur, meia, 17 anos
Técnico: Ricardo Resende
Histórico: Segundo maior campeão ao lado do Internacional, o Tricolor já disputou a Copinha 44 vezes, participando de todas as edições desde 1999. O clube levantou a taça em 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989, além de somar dois vices, em 1979 e 2012.
Momento: O Fluminense teve uma temporada cheia de torneios e boas campanhas. Após a queda nas oitavas da Copa São Paulo, o time parou na primeira fase do Brasileirão e nas oitavas da Copa do Brasil Sub-20. No Rio, veio o tpitulo do Carioca, além de uma eliminação nas semifinais da Copa Rio da categoria. Ao todo, foram 24 vitórias, sete empates e dez derrotas, 75 gols a favor e 32 contra.
Ranking DaBase: 4º colocado
Projeção: Briga pelo título
Imperatriz-MA
Destaque: João Pedro, meia, 17 anos
Técnico: Danilo Brito
Histórico: O Cavalo fará a sua estreia na Copinha.
Momento: A Imperatriz não conseguiu grandes resultados na temporada. Com a categoria sub-19, a equipe parou na fase preliminar das oitavas de final do Maranhense, somando duas vitórias, um empate e duas derrotas, oito gls marcados e seis sofridos.
Ranking DaBase: 184ª colocada
Projeção: Azarão
Porto Vitória-ES
Destaque: Natã, atacante, 18 anos
Técnico: Thiago Nogueira
Histórico: O Verdão fará a sua estreia na Copinha
Momento: Fundado em 2014 e hegemônico nas categorias inferiores no Espírito Santo, o Porto Vitória começou bem seu projeto no sub-20. A equipe foi vice-campeã capixaba em 2022, perdendo a final para o Aster Brasil. Foram oito vitórias, um empate e quatro derrotas, 27 gols amrcados e 16 sofridos.
Ranking DaBase: 24º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Taubaté-SP
Destaque: Garcez, atacante, 20 anos
Técnico: Fábio Gomes
Histórico: O Burro da Central estreou na Copinha em 1986 e disputou todas as edições desde 2001. Suas melhores campanhas foram em 2018 e 2022, quando alcançou a terceira fase.
Momento: O Taubaté não manteve o mesmo embalo da Copa São Paulo no decorrer da temporada. Após chegar à terceira fase do torneio e negociar vários destaques, o time parou na primeira fase do Palistão Sub-20. Foram, ao todo, seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas, 23 gols feitos e 18 sofridos.
Ranking DaBase: 264º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 15
Figueirense-SC
Destaque: Renan, atacante, 19 anos
Técnico: Douglas Bazolli
Histórico: O Furacão do Estreito tem ótimo retrospecto na Copinha. Desde que foi campeão, em 2008, o clube só ficou de fora das duas últimas edições do torneio e superou a primeira fase em todos os anos – exceto 2015 -, incluindo a campanha até as quartas de final de 2019.
Momento: O Figueirense disputou apenas o Catarinense Sub-20 em 2022, chegando às semifinais, das quais foi eliminado pela campeã Chapecoense. Foram cinco vitórias, cinco empates e cinco derrotas, 23 gols marcados e 27 sofridos.
Ranking DaBase: 73º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
Novorizontino-SP
Destaque: Tutu, lateral-direito, 16 anos
Técnico: Carlos Magno
Histórico: O Tigre vai para a sua sétima Copinha vindo da melhor campanha até então. Em 2022, o clube alcançou as oitavas de final, caindo diante do América-MG.
Momento: O Novorizontino começou muito bem a temporada, chegando às oitavas da Copa São Paulo. Já no Paulistão Sub-20, o time parou na segunda fase, somando, ao todo, treze vitórias, um empate e oito derrotas, 54 gols a favor e 29 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
União Suzano-SP
Destaque: Victor Daniel, atacante, 15 anos
Técnico: Leandro Silva
Histórico: O Javali já disputou a Copinha três vezes, nos anos de 2014, 2020 e 2022, mas caiu na primeira fase em todas as edições.
Momento: O União Suzano não viveu um ano de grandes resultados na categoria. Eliminado na primeira fase da Copa São Paulo e do Paulistão Sub-20, a equipe somou quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas, 15 gols a favor e 16 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Vitória da Conquista-BA
Destaque: Messias, volante, 18 anos
Técnico: Ageu Gonçalves
Histórico: O Bode vai para a sua quinta participação na Copinha tentando superar a barreira da primeira fase, na qual caiu em 20116, 2017, 2019 e 2020.
Momento: O Vitória da Conquista fez boa campanha no Baiano Sub-20 de 2022, chegando às semifinais. O time somou seis vitórias, um empate e cinco derrotas, 14 gols marcados e 18 sofridos.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
GRUPO 16
Coritiba-PR
Destaque: Ruan Lucas, meia, 18 anos
Técnico: Thiago Kosloski
Histórico: O Coxa já disputou a Copinha 32 vezes, mas nunca alcançou a final. O clube tem como sua melhor campanha as semifinais, em 2004 e 2012.
Momento: O Coritiba não teve sucesso nos torneios nacionais da categoria, caindo na segunda fase da Copa São Paulo e na primeira fase da Copa do Brasil Sub-20, Mas a equipe fechou o ano com título do Paranaense, somando, ao todo, 19 vitórias, sete empates e cinco derrotas, 75 gols a favor e 21 contra.
Ranking DaBase: 18º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os oito melhores
Flamengo-SP
Destaque: César, goleiro, 19 anos
Técnico: Tom Moreno
Histórico: Após estrear em 1999, o Corvo já disputou 17 edições da Copinha. Sua melhor campanha foi em 2014, quando alcançou as oitavas de final.
Momento: O Flamengo de Guarulhos fez uma temporada consistente nos torneios da categoria. O time caiu na segunda fase da Copa São Paulo e alcançou a terceira fase do Paulistão Sub-20. Foram, ao todo, dez vitórias, oito empates e oito derrotas, com 31 gpls marcados e 23 sofridos.
Ranking DaBase: 141º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Guarulhos-SP
Destaque: Renato Garcia, atacante, 20 anos
Técnico: Marco Aurélio Santos
Histórico: O GRU vai para a sua oitava Copinha tentando melhorar sua campanha de maior destaque, em 2018, quando alcançou a segunda fase.
Momento: O Guarulhos disputou apenas a Copa São Paulo em 2022, terminando o ano sem ser vazado e com apenas um gol marcado. O time venceu uma partida e empatou duas, caindo na primeira fase.
Ranking DaBase: 214º colocado
Projeção: Azarão
São José-RS
Destaque: Tinoco, atacante, 18 anos
Técnico: Manu Corrêa
Histórico: Presente nas edições de 2015, 2018, 2019, 2020 e 2022, o Zequinha tem como sua melhor campanha na Copinha as oitavas de final de 2020.
Momento: O São José fez um ano regular na categoria, caindo na segunda fase da Copa São Paulo e nas semifinais do Gauchão Sub-20. Foram dez vitórias, quatro empates e quatro derrotas, 31 gols marcados e 18 sofridos.
Ranking DaBase: 50º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 17
CSP-PB
Destaque: Carlos, zagueiro, 18 anos
Técnico: Josivaldo Alves
Histórico: O Tigre já disputou seis edições da Copinha, sem nunca ter superado a primeira fase. O clube foi eliminado em 2006, 2009, 2010, 2014, 2016 e 2019.
Momento: O CSP disputou apenas o Paraibano da categoria em 2022, no qual chegou à final, mas foi derrotado pelo Botafogo. O time somou oito vitórias, dois empates e uma derrota, 37 gols a favor e nove contra.
Ranking DaBase: 75º colocado
Projeção: Azarão
Marília-SP
Destaque: Breno, atacante, 20 anos
Técnico: Hugo Chacon
Histórico: Fora da última edição, o MAC vem participando da maioria das edições da Copinha no sécul. O clube tem como sua melhor campanha o título em 1979, diante do Fluminense.
Momento: Fora da edição 2022 da Copa São Paulo, o MAC não teve calendário oficial na categoria neste ano. O time principal foi finalista da Copa Paulista, enquanto o sub-17 alcançou a segunda fase do Estadual.
Ranking DaBase: 313º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
Porto Velho-RO
Destaque: João Pero, lateral-direito, 18 anos
Técnico: Leandro Passos
Histórico: O Porto Velho fará a sua estreia na Copinha.
Momento: A Locomotiva disputou apenas o Rondoniense Sub-20 em 2022, no qual foi vice-campeão, perdendo a final para o Real Ariquemes. Foram seis vitórias, um empate e três derrotas, 14 gols marcados e oito sofridos.
Ranking DaBase: 151º colocado
Projeção:Azarão
São Paulo-SP
Destaque: Leandro, goleiro, 18 anos
Técnico: Juliano Belletti
Histórico: Segundo maior finalista da história da Copinha, o Tricolor soma quatro títulos (1993, 2000, 2010 e 2019), além de sete vice-campeonatos e dez semifinais alcançadas.
Momento: O São Paulo bateu na trave nos três torneios que disputou pela categoria em 2022. O time caiu nas semifinais da Copa São Paulo, nas quartas de final do Brasileirão Sub-20 e novamente nas semis do Paulsitão. Foram, ao todo, 27 vitórias, oito empates e dez derrotas, 98 gols marcados e 58 sofridos.
Ranking DaBase: 6º colocado
Projeção: Briga pelo título
GRUPO 18
América-MG
Destaque: Luan, atacante, 20 anos
Técnico: Mairon César
Histórico: O Coelhãozinho tem bom retrospecto na Copinha, somando o título em 1996 sobre o rival Cruzeiro e cinco semifinais disputadas (1975, 1999, 2011, 2016 e 2022).
Momento: Disputando quatro torneios na categoria em 2022, o América fez um ano regular. A equipe alcançou as semifinais da Copa São Paulo, as quartas de final do Brasileirão, as oitavas da Copa do Brasil e ficou com o vice-campeonato do Mineiro Sub-20. Foram 25 vitórias, treze empates e dez derrotas, 86 gols marcados e 44 sofridos.
Ranking DaBase: 27º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os oito melhores
Ponte Preta-SP
Destaque: Matheus Alisson, atacante, 20 anos
Técnico: Edson Boaro
Histórico: A Macaca é bicampeã da Copinha, títulos conquistados em 1981 e 1982. O clube também soma cinco vices, nos anos de 1975, 1977, 1986, 1995 e 1998, além de duas semifinais alcançadas, em 1999 e 2002.
Momento: A Ponte Preta fez uma boa temporada na categoria sub-20, alcançando a terceira fase da Copa São Paulo e as quartas de final do Paulistão Sub-20. Foram, ao todo, 17 vitórias, oito empates e quatro derrotas, 50 gols a favor e 27 contra.
Ranking DaBase: 118º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Retrô-PE
Destaque: Lucas Menino, goleiro, 19 anos
Técnico: Rafael Dias
Histórico: Fundada em 2016, a Fênix vai para a sua terceira participação consecutiva na Copinha. Após cair na primeira fase em 2020, o clube alcançou a terceira fase em 2022.
Momento: O Retrô fez uma temporada regular na categoria, chegando à terceira fase da Copa São Paulo e às semifinais do Pernambucano Sub-20. Foram, ao todo, oito vitórias, três empates e seis derrotas. 24 gols a favor e 19 contra.
Ranking DaBase: 36º colocado
Projeção:Briga para chegar à segunda fase
Vocem-SP
Destaque: Josué, volante, 18 anos
Técnico: Edu Lopes
Histórico: O Vocem disputou apenas a Copinha de 2019 neste século. O clube tenta repetir a campanha, que levou a equipe à segunda fase após liderar seu grupo.
Momento: O Vocem disputou apenas o Paulistão Sub-20 em 2022, sem muito sucesso. O time caiu na primeira fase com um empate e nove derrotas, cinco gols feitos e 33 sofridos.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
GRUPO 19
Botafogo-RJ
Destaque: Reydson, zagueiro, 20 anos
Técnico: Thiago de Camillis
Histórico: O Glorioso é presença constante na Copinha, mas nunca conseguiu grandes resultados. Sua melhor campanha foi em 1971, quando o clube terminou com o vice-campeonato.
Momento: O Botafogo começou e terminou bem a temporada na categoria. Após chegar às quartas de final da Copa São Paulo, o time caiu na primeira fase do Brasileirão e nas semifinais do Carioca Sub-20, mas encerrou o ano com o título da Copa Rio/OPG. Foram, ao todo, 19 vitórias, dez empates e onze derrotas, 59 gols a favor e 36 contra.
Ranking DaBase: 23º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os quatro melhores
Grêmio São-Carlense-SP
Destaque: Wesley Honório, atacante, 29 anos
Técnico: Samuel Dias
Histórico: Fundado em 2016, o Lobo da Central fez sua estreia na Copinha de 2022, caindo ainda na primeira fase.
Momento: O Grêmio São-Carlense não obteve grandes resultados na temporada. A equipe sub-20 caiu na primeira fase da Copa São Paulo e do Paulistão, somando, ao todo, duas vitórias, quatro empates e sete derrotas, 15 gols a favor e 21 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Pinheirense-PA
Destaque: Caio Magalhães, lateral-direito, 18 anos
Técnico: Flávio Barros
Histórico: O General da Vila fará a sua estreia na Copinha.
Momento: O Pinheirense se destacou durante o Paraense Sub-20 em 2022, chegando à final e perdendo apenas nos pênaltis para o Remo. A equipe somou sete vitórias, cinco empates e duas derrotas, 23 gols marcados e treze sofridos.
Ranking DaBase: 236º colocado
Projeção: Azarão
São Carlos-SP
Destaque: Kauã Risada, zagueiro, 18 anos
Técnico: Wendel de Freitas
Histórico: A Águia vai para a sua 16ª participação na Copinha tendo como melhor campanha o ano de 2008, quando alcançou as quartas de final.
Momento: O São Carlos viveu um ano sem grandes resultados na categoria. O time caiu na primeira fase da Copa São Paulo e do Paulistão Sub-20, somando três vitórias, três empates e sete derrotas, 14 gols a favor e 23 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 20
ABC-RN
Destaque: Luccas Gabriel, atacante, 19 anos
Técnico: Gilmar Oliveira
Histórico: O Alvinegro já disputou 15 edições da Copinha e tem como sua melhor campanha o ano de 2016, quando alcançou a terceira fase.
Momento: O ABC não teve uma temporada de muito sucesso na categoria. Apesar de ter chegado à segunda fase da Copa São Paulo e às oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, a equipe foi eliminada na primeira fase do Potiguar. Foram, ao todo, quatro vitórias, três empates e seis derrotas, 18 gols marcados e 17 sofridos.
Ranking DaBase: 31º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Lemense-SP
Destaque: Diogo, atacante, 20 anos
Técnico: Amadeu Júnior
Histórico: O Zulão estreou na Copinha em 2003, disputando dez edições até 2016, ano de sua última participação. A melhor campanha do clube foi em 2015, quando alcançou a segunda fase.
Momento: O Lemense não vinha disputando competições oficiais pela categoria. Atualmente, o time principal está no Paulista A2 e na Copa Paulista.
Ranking DaBase: 375º colocado
Projeção: Azarão
Maringá-PR
Destaque: Wesley Di Maria, atacante, 19 anos
Técnico: Edinho
Histórico: Fundado em 2010, o Dogão fará a sua estreia na Copinha.
Momento: O Maringá fez um ótimo Paranaense Sub-20 em 2022, alcançando as semifinais. A equipe somou onze vitórias, cinco empates e quatro derrotas, 37 gols a favor e 19 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Red Bull Bragantino-SP
Destaque: Marquinhos, atacante, 19 anos
Técnico: Artur Itiro
Histórico: Em sua segunda Copinha com o novo nome, escudo e cores, o Massa Bruta tenta repetir sua melhor campanha, em 2001, quando o clube alcançou as semifinais.
Momento: O Red Bull Bragantino não teve grandes números na temporada 2022. O time parou na segunda fase da Copa São Paulo, na primeira fase do Brasileirão Sub-20 e na segunda fase do Paulistão. Foram, ao todo, 14 vitórias, seis empates e nove derrotas, 64 gols marcados e 32 sofridos.
Ranking DaBase: 78º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
GRUPO 21
CRB-AL
Destaque: Riquelme, atacante, 19 anos
Técnico: Daniel Barboza
Histórico: O Galo Praiano disputou algumas edições recentes da Copinha, passando da primeira fase somente em 2014 e 2020, ano que superou o Fluminense e parou na terceira fase.
Momento: O CRB não teve uma grande temporada na categoria sub-20. Eliminado na primeira fase da Copa São Paulo e nas quartas de final do Alagoano, a equipe somou, ao todo, cinco vitórias, um empate e quatro derrotas, 25 gols marcados e 15 sofridos.
Ranking DaBase: 35º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
Camboriú-SC
Destaque: Luís Fabiano, meia, 18 anos
Técnico: Vanderson Pereira
Histórico: O clube fará sua estreia na Copinha.
Momento: O Camboriú fez uma temporada de destaque na categoria sub-20 em 2022. O time alcançou as semifinais tanto da Copa Santa Catarina quanto do Catarinense, somando, ao todo, 20 vitórias, cinco empates e onze derrotas, 34 gols a favor e 37 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Desportivo Brasil-SP
Destaque: Kayo, volante, 19 anos
Técnico: Wagner Ferreira
Histórico: O Dragão disputou todas as edições da Copinha desde 2009 e alcançou sua melhor campanha logo na terceira participação, em 2011, quando parou nas semifinais.
Momento: O Desportivo Brasil fez uma temporada consistente na categoria sub-20, alcançando as oitavas de final da Copa São Paulo e a terceira fase do Paulistão Sub-20. Foram, ao todo, 17 vitórias, cinco empates e seis derrotas, 51 gols a favor e 26 contra.
Ranking DaBase: 86º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Ituano-SP
Destaque: Madison, lateral-direito, 20 anos
Técnico: Guilherme Talamoni
Histórico: O Galo de Itu vai para a sua 14ª Copinha tentando repetir a melhor campanha do clube, alcançada em 2016, quando alcançou as quartas de final.
Momento: O Ituano viveu um 2022 regular e de bons números. O time parou na segunda fase da Copa São Paulo e na terceira fase do Paulistão Sub-20, somando, ao todo, doze viórias, sete empates e sete derrotas, 31 gols marcados e 33 sofridos.
Ranking DaBase: 405º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
GRUPO 22
Ceará-CE
Destaque: Pablo, atacante, 18 anos
Técnico: Alisson Henry
Histórico: Após estrear em 1985, o Vozão já soma 14 participações na Copinha. Sua melhor campanha foi em 2016, quando o clube alcançou as oitavas de final.
Momento: O Ceará viveu uma temporada de altos e baixos na categoria. O time caiu na segunda fase da Copa São Paulo e na primeira fase do Brasileirão, chegou às semifinais do Ceanrese e também figurou entre os quatro melhores da Copa do Brasil Sub-20. Foram, ao todo, 17 vitórias, oito empates e dez derrotas, 93 gols marcados e 41 sofridos.
Ranking DaBase: 9º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Madureira-RJ
Destaque: Gustavo Coutinho, atacante, 19 anos
Técnico: Josicler Oliveira
Histórico: O Tricolor Suburbano disputou cinco edições da Copinha neste século (2004, 2005, 2017, 2018 e 2019). Sua melhor campanha foi em 2005, quando alcançou a segunda fase.
Momento: O Madureira se destacou entre os clubes cariocas em 2022. A equipe sub-20 superou os adversários e alcançou as semifinais do Carioca Sub-20, além de ter ficado com o vice-campeonato da Copa Rio. O time somou, ao todo, onze vitórias, cinco empates e sete derrotas, 39 gols marcados e 35 sofridos.
Ranking DaBase: 353º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Rio Claro-SP
Destaque: Patrick, atacante, 19 anos
Técnico: Adilson Teodoro
Histórico: O Galo Azul vem disputando constantemente a Copinha nas últimas décadas e tenta superar sua melhor campanha, alcançada em 2016, quando foi à terceira fase.
Momento: O Rio Claro disputou apenas a Copa São Paulo em 2022 e não teve bons números. Eliminado na primeira fase, o time marcou um gol e levou 18, sofrendo a maior goleada do torneio – 12 a 0 para o Vasco.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Sharjah Brasil-SP
Destaque: Maik, atacante, 20 anos
Técnico: Artur Willian Costa
Histórico: Fundado em 2004, o clube fará a sua estreia na Copinha.
Momento: O Sharjah Brasil disputou apenas o Paulistão Sub-20 em 2022, mas não teve sucesso. A equipe caiu na primeira fase, somando três vitporias e sete derrotas, com sete gols a favor e 25 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
GRUPO 23
Aster Brasil-ES
Destaque: Dieguinho, meia, 19 anos
Técnico: Cleiton Marcelino
Histórico: Fundado em 2018, o clube vai para a sua segunda Copinha após ter estreado em 2022 com eliminação na primeira fase.
Momento: O Aster Brasil viveu sua primeira temporada de calendário nacional na categoria com quedas na primeira fase da Copa São Paulo e da Copa do Brasil Sub-20. Mas no Capixaba, a equipe se recuperou e conquistou o bicampeonato, batendo o Porto Vitória na decisão. Foram, ao todo, doze vitórias, um empate e quatro derrotas, 36 gols a favor e 20 contra,
Ranking DaBase: 70º colocado
Projeção: Azarão
Paraná Clube-PR
Destaque: Victor Huggo, volante, 19 anos
Técnico: Rodrigo Rojas
Histórico: O Tricolor disputou todas as edições da Copinha entre 2004 e 2020, voltando ao torneio após ficar de fora em 2022. Sua melhor campanha aconteceu em 2005, quando o clube chegou às semifinais.
Momento: O Paraná Clube disputou apenas o Estadual Sub-20 em 2022, no qual chegou à terceira fase, ficando entre os oito melhores. Foram sete vitórias, nove empates e quatro derrotas, 20 gols marcados e 17 sofridos.
Ranking DaBase: 32º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Ska Brasil-SP
Destaque: Isac, meia, 17 anos
Técnico: Fausto Dias
Histórico: Fundada em 2019, a Águia fez sua estreia na Copinha em 2022, quando alcançou a segunda fase, mas caiu diante do Audax.
Momento: O Ska Brasil fez uma temporada consistente em seu primeiro ano de historia na categoria. O time chegou à segunda fase da Copa São Paulo e à terceira fase do Paulistão, somando, ao todo, dez vitórias, sete empates e nove derrotas, 37 gols a favor e 21 contra.
Ranking DaBase: 189 º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Vitória-BA
Destaque: Wanderson, atacante, 19 anos
Técnico: Adolfo Teles
Histórico: Após disputar as edições de 1983 e 1984, o Leão participou de todas as edições da Copinha desde 1993, ano em que obteve sua melhor campanha, chegando às semifinais.
Momento: O Vitória começou mal a temporada na categoria, caindo na primeira fase da Copa São Paulo. Depois, o time embalou uma sequência invicta, ficando com o vice-campeonato do Baiano Sub-20. Foram, ao todo, onze vitórias, quatro empates e duas derrotas, 43 gols a favor e 19 contra.
Ranking DaBase: 16º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
GRUPO 24
Fluminense-PI
Destaque: Janderson, zagueiro, 17 anos
Técnico: Antônio Carlos
Histórico: O Vaqueiro disputou as duas últimas edições da Copinha, caindo ambas as vezes na primeira fase.
Momento: O Fluminense viveu mais uma temporada de destaque na categoria. Além do tricampeonato piauiense sub-20, o time ficou na primeira fase da Copa São Paulo e alcançou as quartas de final da Copa do Brasil, na qual foi superado pelo Flamengo. Foram, ao todo, oito vitórias, três empates e quatro derrotas, 21 gols marcados e onze sofridos.
Ranking DaBase:39º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Internacional-RS
Destaque: Matteo Amoroso, meia, 19 anos
Técnico: João Miguel
Histórico: Segundo maior campeão da Copinha ao lado do Fluminense, o Colorado soma cinco títulos, conquistados em 1974, 1978, 1980, 1998 e 2020. O clube também foi vice em 1972 e alcançou as semifinais em 1977, 1981, 1985, 1989, 1990, 1994, 2008 e 2018.
Momento: Vindo de anos dourados, a categoria sub-20 do Internacional começou 2022 caindo nas oitavas de final da Copa São Paulo e na primeira fase da Libertadores. Depois, o time alcançou as quartas do Brasileirão, as semifinais da Copa do Brasil e levantou o pentacampeonato gaúcho sub-20. Foram, ao todo, 26 vitórias, nove empates e oito derrotas, 97 gols a favor e 36 contra.
Ranking DaBase: 5º colocado
Projeção: Briga pelo título
Oeste-SP
Destaque: Diogo, meia, 20 anos
Técnico: Fininho
Histórico: Presente nas últimas quatro edições da Copinha, o Rubrão tem resultados expressivos. O clube só não superou a primeira fase em 2018, alcançou as quartas de final em 2022 e as semifinais em 2020.
Momento: O Oeste fez, mais uma vez, um ótimo início de temporada, chegando às quartas de final da Copa São Paulo. No entanto, após promover diversos atletas, o time decepcionou no Paulistão, caindo na primeira fase. Foram, ao todo, oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas, 34 gols marcados e 19 sofridos.
Ranking DaBase: 272º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Rosário Central-SE
Destaque: Fabrício, zagueiro, 19 anos
Técnico: Batista
Histórico: Fundado em 2016, o clube fará a sua estreia na Copinha.
Momento: O Rosário Central disputou a Segunda Divisão do Sergipano Sub-20 em 2022 e ficou com o título, garantindo assim sua vaga na Copa São Paulo.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
GRUPO 25
Bahia-BA
Destaque: Daniel Gomes, lateral-direito, 17 anos
Técnico: Diogo Siston
Histórico: Em 36 participações na Copinha, o Tricolor soma algumas marcas, como a do primeiro nordestino a estrear no torneio, em 1972, e o primeiro da região a alcançar uma final, em 2011, além de também ter chegado às semifinais em 2013.
Momento: O Bahia viveu uma temporada de altos e baixos na categoria. Após começar bem o ano, chegando às oitavas de final da Copa São Paulo, o time caiu na primeira fase do Brasileirão e da Copa do Brasil Sub-20, mas encerrou 2022, com o título do Baiano. Foram, ao todo, onze vitórias, doze empates e oito derrotas, 49 gols a favor e 42 contra.
Ranking DaBase: 17º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os oito melhores
CSA-AL
Destaque: Dedé, atacante, 20 anos
Técnico: Dorian Gray
Histórico: O Azulão disputou sete edições da Copinha neste século. O clube caiu na primeira fase em seis delas e chegou à terceira fase em 2019, ano de sua melhor campanha.
Momento: Após dois anos sem atividades, a categoria sub-20 do CSA foi retomada com sucesso nesta temporada. O time foi campeão do Alagoano, com nove vitórias, um empate e uma derrota, 30 gols marcados e cinco sofridos.
Ranking DaBase: 69º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
EC São Bernardo-SP
Destaque: João Guilherme, atacante, 18 anos
Técnico: Fred Freitas
Histórico: O Cachorrão disputou a Copinha seis vezes, com três quedas na primeira fase e três classificações ao mata-mata (1991, 2019 e 2022).
Momento: O EC São Bernardo não teve uma temporada de grandes campanhas. O time chegou à segunda fase da Copa São Paulo, mas caiu na primeira fase do Paulistão Sub-20, somando, ao todo, cinco vitórias, três empates e seis derrotas, 16 gols a favor e 22 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Operário-PR
Destaque: Guilherme, zagueiro, 20 anos
Técnico: Sandro Former
Histórico: Em sua terceira participação consecutiva no século, o Fantasma tenta repetir o feito da primeira delas, z+em 2020, quando alcançou a segunda fase.
Momento: O Operário começou a temporada com três derrotas nos três jogos da Copa São Paulo e queda na primeira fase, mas fechou com uma campanha regular no Paranaense Sub-20, chegando à terceira fase. O time somou, ao todo, nove vitórias, cinco empates e onze derrotas, 32 gols marcados e 25 sofridos.
Ranking DaBase: 104º colocado
Projeção: Briga para chegar a segunda fase
GRUPO 26
Falcon-SE
Destaque: Gabriel Borsatto, atacante, 20 anos
Técnico: Erick Luchetti
Histórico: Fundado em 2020, o Carcará chamou a atenção em sua primeira Copinha, disputada em 2022, quando alcançou a terceira fase.
Momento: Em sua primeira temporada na história da categoria, o Falcon chegou com tudo. O time alcançou a terceira fase da Copa São Paulo e foi campeão Sergipano Sub-20, concluindo 2022 de forma invicta. Foram, ao todo, onze vitórias e cinco empates, com 36 gols a favor e dez contra.
Ranking DaBase: 239º colocado
Projeção: Briga para chegar a terceira fase
Santo André-SP
Destaque: Alexiel, atacante, 19 anos
Técnico: Ari Mantovani
Histórico: O Ramalhão disputou todas as edições da Copinha neste século, conquistando o título em 2003. Após essa campanha, o clube só superou a primeira fase de mata-mata no ano seguinte.
Momento: O Santo André viveu uma temporada de eliminações precoces, caindo na primeira fase da Copa São Paulo e do Paulistão Sub-20. Foram, ao todo, três vitórias, dois empates e oito derrotas, 14 gols a favor e 23 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Azarão
Santos-SP
Destaque: Ivonei, meia, 20 anos
Técnico: Orlando Ribeiro
Histórico: Tricampeão da Copinha, o Santos tem longa história no torneio. O clube conquistou o título nos anos de 1984, 2013 e 2014, foi vice-campeão em 1982, 2010 e 2022, além de ter alcançado as semifinais outras sete vezes.
Momento: O Santos quebrou o jejum de grandes conquistas na categoria em 2022. O começo da temporada teve o vice-campeonato da Copa São Paulo, com derrota para o Palmeiras na final. Mas após uma queda na primeira fase do Brasileirão, o time ficou com a taça do Paulistão Sub-20 ao bater o Corinthians na decisão. Foram, ao todo, 31 vitórias, seis empates e nove derrotas, 116 gols marcados e 43 sofridos.
Ranking DaBase: 20º colocado
Projeção: Briga pelo título
São Raimundo-RR
Destaque: Cauê, volante, 17 anos
Técnico: Beto Vieira
Histórico: O Mundão disputou as últimas nove edições da Copinha, mas só superou a primeira fase em 2016.
Momento: O São Raimundo começou a temporada com a eliminação na primeira fase da Copa São Paulo e nas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, mas encerrou mantendo a hegemonia em Roraima com o título 100% do Estadual – o 11º consecutivo. Foram, ao todo, sete vitórias, um empate e quatro derrotas em 2022, com 31 gols marcados e onze sofridos.
Ranking DaBase: 47º colocado
Projeção: Azarão
GRUPO 27
Água Santa-SP
Destaque: Arthur Korek, atacante, 19 anos
Técnico: Tuti
Histórico: Presente nas últimas seis edições da Copinha, o Netuno avançou à terceira fase entre 2017 e 2020, tornando-as suas melhores campanhas.
Momento: O Água Santa viveu um 2022 de regularidade em suas campanhas. O clube chegou à segunda fase da Copa São Paulo e do Paulistão Sub-20, somando, ao todo, nove vitórias, três empates e oito derrotas, 29 gols marcados e 26 sofridos.
Ranking DaBase: 356º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Atlético-MG
Destaque: Yan, meia-atacante, 18 anos
Técnico: Eduardo Oliveira
Histórico: O Galinho é tricampeão da Copinha, com títulos conquistados em 1975, 1976 e 1983. Além disso, o clube foi vice em 1980 e semifinalista em 1982 e 2014, ano de sua última grande campanha.
Momento: O Atlético não viveu um grande ano na categoria. Eliminado na segunda fase da Copa São Paulo pelo Mirassol, o time não superou a primeira fase do Brasileirão e parou nas semifinais do Mineiro Sub-20, somando, ao todo, 20 vitórias, onze empates e seis derrotas, 78 gols a favor e 28 contra.
Ranking DaBase: 14º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os quatro melhores
Galvez-AC
Destaque: João Hassen, meia-atacante, 19 anos
Técnico: Kinho Brito
Histórico: Fundado em 2011, o Imperador já disputou três edições da Copinha, conquistando uma classificação inédita à terceira fase em 2019.
Momento: O Galvez disputou apenas o Acreano Sub-20 em 2022, recuperando o título com uma campanha invicta. Foram quatro vitórias e três empates, 15 gols a favor e quatro contra.
Ranking DaBase: 24º colocado
Projeção: Azarão
Mixto-MT
Destaque: João Henrick, atacante, 17 anos
Técnico: Jorge Luiz
Histórico: O Tigre vai para a sua sexta Copinha tentando superar a primeira fase pela primeira vez. O clube estreou em 1991 e havia ficado 16 anos fora até voltar ao torneio em 2022.
Momento: O Mixto não teve sucesso nos torneios nacionais da categoria em 2022, caindo na primeira fase da Copa São Paulo e da Copa do Brasil Sub-20. No entanto, o time encerrou o ano com o bicampeonato mato-grossense, somando, ao todo, seis vitórias, quatro empates e três derrotas, 21 gols marcados e 14 sofridos.
Ranking DaBase: 94º colocado
Projeção: Azarão
GRUPO 28
Mauá*-SP
Destaque: Andrey, atacante, 15 anos
Técnico: Giovani Scarpino
Histórico: Fundado em 2017, o Índio vai para a sua terceira Copinha após ter estreado com eliminação na primeira fase em 2020 e alcançado a segunda fase em 2022.
Momento: O Mauá disputou a Copa São Paulo e o Paulistão Sub-20 nesta temporada, caindo na segunda fase em ambos os torneios. Foram três vitórias, quatro empates e sete derrotas, onze gols marcados e 31 sofridos.
Ranking DaBase: 376º colocado
Projeção: Azarão
Mauaense-SP
Destaque: Luan Davidson, meia-atacante, 18 anos
Técnico: William Silva
Histórico: A Locomotiva fez sua estreia na Copinha em 2022, quando não superou a primeira fase.
Momento: O Mauaense não obteve grandes resultados nesta temporada. A equipe caiu na primeira fase da Copa São Paulo e do Paulistão Sub-20, somando, ao todo, quatro vitórias, dois empates e sete derrotas, 13 gols a favor e 25 contra.
Ranking DaBase: 217º colocado
Projeção: Azarão
Nova Iguaçu-RJ
Destaque: Léo Jacó, atacante, 17 anos
Técnico: Roberto Stassart
Histórico: O Laranjinha disputou a Copinha cinco vezes e tenta superar suas melhores campanhas, atingidas em 2018 e 2022, quando o clube alcançou a segunda fase.
Momento: O Nova Iguaçu fez ma temporada regular na categoria. Eliminado na segunda fase da Copa São Paulo, o time chegou às quartas de final do Carioca Sub-20, não superou as semifinais da Taça Rio e parou nas oitavas da Copa Rio. Foram, ao todo, oito vitórias, sete empates e seis derrotas, 27 gols marcados e 31 sofridos.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Vila Nova-GO
Destaque: Rodrigo, lateral-esquerdo, 19 anos
Técnico: Lauro Martins
Histórico: O Tigre já disputou 24 vezes a Copinha. Sua melhor campanha foi em 2005, quando o clube chegou às quartas de final e ficou com o quinto lugar.
Momento: O Vila Nova fez uma temporada de título e campanhas regulares na categoria. O time caiu na segunda fase da Copa São Paulo, nas quartas da Copa Goiás Sub-20, mas foi campeão goiano. Foram, ao todo, 16 vitórias, treze empates e cinco derrotas, 37 gols marcados e 19 sofridos.
Ranking DaBase: 29º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 29
Audax*-SP
Destaque: Diogo Tibúrcio, meia, 19 anos
Técnico: Marcelo Marelli
Histórico: Os Vermelhinhos vão para a sua 15ª Copinha tentando repetir o sucesso de 2013, ano em que o clube alcançou sua melhor campanha, parando nas quartas de final.
Momento: O Audax viveu um ano de campanhas regulares nos torneios da categoria. O time chegou à tericeira fase da Copa São Paulo e à segunda fase do Paulistão Sub-20. Foram, ao todo, dez vitórias, seis empates e cinco derrotas, 37 gols marcados e 23 sofridos.
Ranking DaBase: 109º colocado
Projeção: Briga para chegar à terceira fase
Capital-TO
Destaque: Isaac, lateral-esquerdo, 18 anos
Técnico: Wilsomar Sena
Histórico: Fundado em 2018, o Rubro-Negro já disputou duas edições da Copinha, em 2018 e 2019, mas nunca superou a primeira fase,
Momento: O Capital disputou a Copa do Brasil e o Tocantinense da categoria em 2022. No torneio nacional, o time parou na primeira fase e, no Estadual, chegou às semifinais. Foram, ao todo, cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, 21 gols marcados e onze sofridos.
Ranking DaBase: 61º colocado
Projeção: Azarão
Hercílio Luz-SC
Destaque: Emanuel, volante, 18 anos
Técnico: Ariel Lanzini
Histórico: Com mais de cem anos de história, o Leão do Sul fará sua estreia na Copinha.
Momento: O Hercílio Luz bateu na trave, mas fez uma temporada de gala na categoria. O time chegou às finais do Catarinense e da Copa SC Sub-20 em 2022, perdendo as decisõoes para Avaí e Chapecoense, respectivamente. Foram, ao todo, 15 vitórias, dez empates e cinco derrotas, 42 gols marcados e 19 sofridos.
Ranking DaBase: 212º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Vasco-RJ
Destaque: GB, atacante, 17 anos
Técnico: William Batista
Histórico: O Cruzmaltino conquistou a Copinha em 1992, primeiro ano em que chegou entre os quatro primeiros. Além disso, o clube soma os vices de 1999 e 2019 e as semifinais de 2003.
Momento: O Vasco viveu uma temporada de campanhas regulares na categoria. Eliminado nas oitavas de final da Copa São Paulo, o time caiu nas quartas do Brasileirão, foi vice do Carioca para o Fluminense e fechou a Copa Rio com uma queda nas quartas. Foram, ao todo, 21 vitórias, treze empates e quatro derrotas, 92 gols marcados e 36 sofridos.
Ranking DaBase: 7º colocado
Projeção: Briga pelo título
GRUPO 30
Botafogo-PB
Destaque: Pedro Ivo, volante, 18 anos
Técnico: Severino Maia
Histórico: O Botafogo vai para a sua 10ª Copinha. Primeiro paraibano a estrear no torneio, em 1997, o clube volta após avançar à segunda fase em 2016 e 2018, ano de sua última participação.
Momento: O Belo disputou apenas o Paraibano da categoria em 2022, mas fechou a temporada como cmpeão. Foram oito vitórias, um empate e uma derrota, 28 gols marcados e sete sofridos.
Ranking DaBase: 99º colocado
Projeção: Azarão
Canaã-BA
Destaque: Keven Luan, atacante, 17 anos
Técnico: Edu Miranda
Histórico: Fundado em 2018, o clube fez sua estreia na Copinha em 2020, quando não superou a primeira fase. Em 2022, a campanha marcante levou a equipe às oitavas de final.
Momento: O Canaã viveu uma temporada de boas campanhas na categoria. O time chegou às oitavas de final da Copa São Paulo, caindo diante do Oeste, e às quartas do Baiano Sub-20. Foram, ao todo, nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas, 34 gols marcados e 20 sofridos.
Ranking DaBase: 155º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Ibrachina-SP
Destaque: Jhonatan, atacante, 17 anos
Técnico: Leandro Mehlich
Histórico: O clube fez sua estreia na Copinha em 2022, caindo na segunda fase, diante do Oeste.
Momento: Criado em 2020, o Ibrachina fez uma temporada marcante na categoria, Além dos bons desempenhos no sub-15 e sub-17, o time sub-20 alcançou a segunda fase da Copa São Paulo e as quartas de final do Paulistão, sendo eliminado pelo campeão Santos. Foram, ao todo, 15 vitórias, sete empates e seis derrotas, 47 gols a favor e 22 contra.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Santa Cruz-PE
Destaque: Dudu Ferraz, zagueiro, 19 anos
Técnico: Felipe Alves
Histórico: Presente em todas as edições desde 2013, o Tricolor tem como melhor campanha recente a edição de 2020, quando alcançou a terceira fase.
Momento: O Santa Cruz não teve grandes resultados na categoria em 2022. O clube chegou à segunda fase da Copa São Paulo e às quartas do Pernambucano Sub-20. Foram, ao todo, nove vitórias, um empate e quatro derrotas, 33 gols mrcados e 14 sofridos.
Ranking DaBase: 41º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 31
Fortaleza-CE
Destaque: Júlio, lateral-direito, 20 anos
Técnico: Leandro Zago
Histórico: Presente em todas as edições da Copinha desde 2005, o Leão do Pici tem em 2008 sua melhor campanha, quando alcançou as quartas de final.
Momento: O Fortaleza disputou três competições oficiais na categoria em 2022. O time parou na segunda fase da Copa São Paulo e na primeira fase do Brasileirão, além de ficar com o vice-campeonato do Cearense Sub-20, perdendo a decisão para o Pague Menos/Tirol nos pênaltis. Foram, ao todo, 15 vitórias, seis empates e oito derrotas, 75 gols marcados e 28 sofridos.
Ranking DaBase: 12º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Juventus-SP
Destaque: Gabriel Masson, meia, 20 anos
Técnico: Luiz Antônio Ribeiro
Histórico: Um dos clubes com mais tradição na Copinha, o Moleque Travesso soma um título, conquistado em 1985, três vices (1989, 1990 e 2000) e sete semifinais disputadas (1969, 1970, 1977, 1979, 1986, 2006 e 2017).
Momento: O Juventus começou bem a temporada, chegando à terceira fase da Copa São Paulo, mas não conseguiu superar a primeira fase do Paulistão Sub-20. Foram, ao todo, seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas, 25 gols a favor e 22 contra.
Ranking DaBase: 352º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
Remo-PA
Destaque: Ruan, goleiro, 20 anos
Técnico: Eivaldo Júnior
Histórico: O Leão Azul disputou oito edições da Copinha neste século, mas só superou a primeira fasee em 2010, quando foi líder do seu grupo e caiu na segunda fase.
Momento: O Remo viveu um 2022 de destaque na categoria. A equipe começou o ano conquistando o Paraense Sub-20 de 2021, que se encerrou apenas em janeiro, chegou às quartas de final da Copa do Brasil e foi bicampeão do Estadual. Foram, ao todo, 16 vitórias, dois empates e cinco derrotas, 71 gols marcados e 26 sofridos.
Ranking DaBase: 40º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
São Caetano-SP
Destaque: Guilherme Tavares, zagueiro, 20 anos
Técnico: Nenê Vanucci
Histórico: O Azulão disputou todas as edições da Copinha desde 2004. Sua melhor campanha veio em 2015, quando o clube alcançou as quartas de final.
Momento: O São Caetano fez uma temporada regular na categoria, chegando à terceira fase da Copa São Paulo e à segunda fase do Paulistão Sub-20. Foram, ao todo, onze vitórias, um empate e nove derrotas, 34 gols a favor e 24 contra.
Ranking DaBase: 260º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
GRUPO 32
Alecrim-RN
Destaque: Peu, volante, 18 anos
Técnico: Adriano Galdino
Histórico: O Verdão vai para a sua terceira Copinha em busca da primeira vitória. Nas duas participações, anteriores, em 2014 e 2017, o clube não passou da primeira fase.
Momento: O Alecrim desbancou a dupla favorita e conquistou o Potiguar Sub-20 em 2022. Foram oito vitórias, dois empates e duas derrotas, 27 gols marcados e nove sofridos.
Ranking DaBase: 182º colocado
Projeção: Azarão
Juventude-RS
Destaque: Guilherme Luiz, meia, 17 anos
Técnico: Filipe Dias
Histórico: O Ju já disputou a Copinha 25 vezes e tem como melhor campanha o ano de 2010, no qual chegou às semifinais.
Momento: O Juventude viveu uma temporada sem grandes resultados. O time caiu na primeira fase da Copa São Paulo e chegou às semifinais do Gauchão Sub-20, somando, ao todo, doze vitórias, três empates e duas derrotas, 58 gols marcados e doze sofridos.
Ranking DaBase: 22º colocado
Projeção: Briga para chegar entre os 16 melhores
Nacional-SP
Destaque: Higor, meia, 20 anos
Técnico: Edson Krusschevscky
Histórico: Um dos clubes mais tradicionais da Copinha, o Naça já foi campeão duas vezes, em 1972 e 1985. O time também já foi vice-campeão, em 1969 e 2005 e alcançou as semifinais em 1971, 1984 e 1996.
Momento: O Nacional teve um 2022 de resultados ruins na categoria. A equipe caiu na primeira fase da Copa São Paulo e do Paulistão Sub-20, somando, ao todo, três vitórias, quatro empates e seis derrotas, 15 gols marcados e 27 sofridos.
Ranking DaBase: 79º colocado
Projeção: Briga para chegar à segunda fase
XV de Piracicaba-SP
Destaque: Caíke, meia, 17 anos
Técnico: Leandro Samarone
Histórico: O Nhô Quim já disputou 22 edições da Copinha, tendo como melhor campanha a 11ª colocação geral, conquistada em 1989.
Momento: O XV de Piracicaba teve campanhas regulares na categoria em 2022. O time alcançou a segunda fase da Copa São Paulo e do Paulistão Sub-20, somando, ao todo, nove vitórias, dois empates e nove derrotas, 37 gols a favor e 34 sofridos.
Ranking DaBase: Sem posição
Projeção: Briga para chegar à segunda fase